A ordem mundial entre os anunciantes mudou: a Samsung Electronics conseguiu assumir a liderança da Procter & Gamble (P&G) como o maior anunciante do mundo em volume de gastos com publicidade.
A empresa de tecnologia reportou uma despesa de 11.200 milhões de dólares em publicidade e promoção de vendas em 2017. Um aumento de 13% em relação ao ano anterior.
Por seu lado, a P&G gastou no ano passado uma despesa estimada de 10.500 milhões de dólares em termos de publicidade e outros custos de marketing.
O novo ranking desenvolvido pelo Ad Age Datacenter foi desenvolvido com base nos dados e estimativas do gasto total em publicidade, serviços de marketing (incluindo marketing direto e promoção) e marketing digital.
Se olharmos para uma definição de publicidade no sentido mais estrito, a P&G continua a ser líder. A empresa reportou US$ 7,1 bilhões em custos de publicidade em seu último ano fiscal, que terminou em junho de 2018.
A despesa acima mencionada inclui anúncios de televisão, imprensa de papel, rádio, internet e aqueles localizados em suas lojas. O despesas de publicidade da Samsung, excluindo a sua enorme promoção de vendas do orçamento, ficou no ano passado em 4.800 milhões.
Quanto os anunciantes gastam globalmente?
O gasto total com publicidade dos 100 maiores anunciantes do mundo subiu em 2017 para 279 bilhões de dólares. Este valor se traduz em um aumento de 4,9% em relação a 2016.
De acordo com o cálculo feito pela Ad Age, 105 empresas tiveram um gasto com publicidade global em 2017 que foi mais de 1.000 milhões de dólares. Deve-se notar que o ranking inclui quatro empresas chinesas que contribuíram para aumentar coletivamente os gastos totais com publicidade em 2014 em 45%.
A maior parte de seu orçamento foi para a China, que é o segundo maior mercado de publicidade do mundo.
O Alibaba Group Holding, o maior varejista da China, mais do que dobrou os gastos em promoção e publicidade globalmente durante o ano passado.
Nós falamos de 2.700 milhões de dólares. Um número que vale a empresa para mostrar o crescimento mais rápido das 100 empresas que compõem o ranking.