Na atual corrida para viabilizar a produção de carros autônomos no mercado, a Toyota acaba de dar um passo relativamente caro.
De acordo com o Wall Street Journal, a fabricante japonesa vai investir cerca de 500 milhões de dólares no Uber para que sua divisão de tecnologia desenvolva em conjunto com o seu time de pesquisa os famosos veículos que se dirigem sozinhos.
A notícia pegou o mercado de surpresa. Além do investimento ter valorizado o Uber à casa dos 72 bilhões de dólares – um pulo gigante, se considerar que a empresa valia até então 62 bilhões – as ações da Toyota cresceram 3,2% na Bolsa de Valores nos momentos seguintes à divulgação do acordo.
Além destes saltos, a informação de que a fabricante estaria deslocando fundos para a divisão de carros autônomos do Uber também surpreende pela trajetória das duas empresas até o momento.
Enquanto a Toyota tinha investido há dois meses cerca de um bilhão de dólares no Grab, grande rival do aplicativo no Sudeste asiático, o próprio Uber, recentemente, ganhou o grupo japonês SoftBank Group Corp como maior acionista graças a uma jogada de mercado.
O Uber ainda encara atualmente uma pequena crise, tendo perdido cerca de 659 milhões de dólares nos últimos quatro meses de acordo com seu último relatório.
Maiores detalhes sobre o acordo e como a parceria entre as duas empresas se dará ainda não foram divulgados.