Experiência de Marca

Ativações da Chevrolet foram as preferidas no Lolla

Nenhum evento resiste ao tempo se não tiver patrocinador, e, nenhum patrocinador sobrevive e alcança os seus objetivos se não estiver disposto a investir em ações que o aproximem do seu público-alvo.

No Brasil há sete anos, o Lollapalooza caiu no gosto do brasileiro que, mais uma vez, lotou o Autódromo de Interlagos de gente de todas as idades para curtir as atrações musicais, e, lógico, se divertir também nas ações de live marketing realizadas por grandes marcas.

Em um mundo totalmente conectado, onde as informações são passadas na hora, não dá mais para uma marca se contentar apenas com o patrocínio em si. Dessa forma, elas têm que investir em ações que as aproximem do seu público, e, se ele for jovem, quanto mais adrenalina tiver melhor. E as ativações de marca passaram a ser atrações ao lado das bandas que se apresentam por lá.

Promoview, o maior portal de live marketing do Brasil acompanha esta tendência desde 2006. Na verdade somos responsáveis por parte deste movimento.  E mais uma vez o realizamos a pesquisa junto aos participantes do Lollapalooza que elegeram as Melhores Ativações de Marca.

O levantamento já se tornou tradição em grandes eventos tendo sido realizado no Rock in Rio, Jogos Olímpicos , Salão do Automóvel  entre outros.

O Critério é sempre o mesmo.

São duas perguntas bem simples:

1. Entre as ativações que você participou, qual achou mais empolgante?
2. Entre todas as ativações do Lollapalooza qual você achou mais legal?

O critério foi o seguinte:
– Com 50% dos entrevistados nós conversamos na saída de um dos mais de 20 espaços de ativações que haviam em Interlagos.
– Com 50% dos entrevistados nós conversamos no meio do público dos shows.

Para o resultado, geral nós atribuímos peso 1 para resposta da pergunta número 1 e peso 2 para resposta da pergunta número 2. Isso porque avaliamos que, no calor do evento, e, logo ao sair da atração, havia grande possibilidade do participante votar naquela atração em que ele acabara de participar. As abordagens foram feitas dia Dia 23 entre 22 e 00h, dia 24 entre 17 e 21h e dia 25 entre 14 e 16h

Entre as constatações, percebemos que o público está cada vez mais receptivo. A maioria, além de responder, detalhava o que sentira, espontaneamente. São os efeitos da “magia” das ativações de marca.

As respostas dos 225 entrevistados você vê aqui, agora. As empresas ganhadoras receberão uma homenagem do Promoview.

O Resultado

1º Lugar – Chevrolet
Patrocinadora oficial do Lollapalooza há cinco anos consecutivos, a Chevrolet promoveu nesta edição a sua maior ativação. Promoveu um dia extra de atrações para 50.000 convidados denominado #ONIXday  na maior ação de live marketing já realizada na indústria automobilística brasileira e que deve se tornar case mundial da marca. Como se não bastasse, a montadora da GM desenvolveu várias ações nos demais dias do festival: estúdio de tatuagem no Lolla Lounge, Onix Graffiti, fotos em 360º dentro do carro oficial do festival, Onix Dancing Car com premiações e um vídeo de 30" para compartilhamento, espaço VIP e uma área de 750 metros, com  #SocialLab e o brinquedo Kamikaze. A lampada.ag foi responsável pelo planejamento, criação e produção de todo o projeto

                                                                                   

2º Lugar – Bradesco
Com Next, o Bradesco promoveu uma área de jogos dos anos 1980, com fliperamas e uma máquina de pegar bichos de pelúcia, como a própria vaca mascote da marca. A vaca, inclusive, também foi usada em uma espécie de touro mecânico rodeado por câmeras 360º e os visitantes postaram o vídeo em suas redes sociais. Next também lançou prêmios (capa de chuva, acesso ao Lounge e ao backstage) ao público com bazucas, beneficiando aqueles que já tinham conta no banco. As ativações foram criadas pela R/GA.
                                                                                     

 

3º Lugar – Budweiser 
A marca entrou no lugar da Skol e patrocinou um dos quatro palcos principais do evento e terá outros três abertos ao público. A marca da Ambev também realiza a promoção “Bud Volunteers” em que convidará interessados em ir ao festival a trabalhar por duas horas com funções como guardião da geladeira de Bud dos artistas, assistente no lounge dos músicos e monitor de emoções na grade do palco junto a um acompanhante. Depois de cumprida a carga horária, os ganhadores poderão curtir o festival e ter acesso ao Lolla Lounge. O VJ Thunderbird, que fez sucesso na década de 1990, irá selecionar os voluntários por meio de uma entrevista de emprego via messenger. A agência responsável pelas ativações é a Octagon
                                                                                        

 

4º Lugar – Doritos
Doritos criou uma pirâmide de sete metros de altura que projeta imagens da campanha e do festival, um espaço para fotografias e uma área para convidados com DJ e bar. Além disso, a marca patrocina o palco Perry, onde acontecerão as apresentações de música eletrônica. Essas ativações foram criadas pela agência Sumo. O produto da PepsiCo também criou novas embalagens para os sabores Nacho, Sweet Chilli e Original Dippas para venda no período que antecede o Lollapalooza e durante o evento.

5º Lugar – SKY
SKY ofereceu ao público uma Roda Gigante com visão para o palco principal do festival, com 36 metros de altura e 24 gôndolas.  preparou um meeting point especial para assinantes SKY que oferecerá serviço de transfer para o festival para quem já tiver ingresso. Esse espaço exclusivo contará com DJ, serviço de bar e espaço beleza. A operadora produzirá também conteúdo exclusivo para o Canal do Cliente, com a cobertura do festival, entrevistas e muito mais. A SKY fará ainda conteúdos para as redes sociais em alta definição com ações envolvendo o público, como o Glamboom, efeito cinematográfico utilizado em redes sociais onde mistura movimento de câmera e uma técnica de slow motion.

Repórter da Folha "se espanta" com ativações das marcas.

Nenhum evento resiste ao tempo se não tiver patrocinador, e, nenhum patrocinador sobrevive e alcança os seus objetivos se não estiver disposto a investir em ações que o aproximem do seu público-alvo.

Porém para Folha, isso parece novidade! O repórter Thiago Ney publicou uma matéria dizendo que na edição 2018 do Lollapalooza as ativações de marca tiraram o foco principal do evento, que era a música.

A matéria parecia até uma extensão das ativações da Bud no festival. Parecia que Thiago estava nos anos 90 quando foi ao teclado. Naquela década a mídia tradicional ainda imperava e impunha hábitos e costumes aos consumidores.

Certamente  faltou um pouco de informação o repórter que devia acompanhar as atualizações diárias aqui do Promoview! Nunca, em momento algum, e, em nenhum festival de música, as ações de live marketing tiraram ou ofuscaram o brilho de quem se apresentou nos palcos. Muito pelo contrário, a conexão acaba sendo ainda maior.

Mas para Thiago e o editor do caderno Ilustrada da Folha ainda há tempo de se atualizar, começando pela leitura do conteúdo que nosso Tony Coelho publicou veja aqui.

Na edição deste ano do Lollapalooza os patrocinadores foram Budweiser, AXE, Chevrolet, Doritos e Petrobras Premmia. Os apoiadores foram Fusion Energy Drink, SKY e Samsung Galaxy. Como fornecedores oficiais tivemos Uber e Santa Magiore. Já a forma de pagamento contou com Bradesco e Next.

Todas essas marcas criaram o seu próprio espaço de ativação dentro do festival e atraíram um grande público. E foi isso que vimos no Lollapalooza 2018. Ações de live marketing que propiciaram uma grande interação do público com as marcas, e, com certeza, quem esteve lá, por mais que tivesse que enfrentar longas filas para participar de algumas ativações, como a roda-gigante da SKY e o slackline da AXE, com certeza curtiram cada segundo, e, claro, com muita música boa ao fundo.

Portanto, a receita de William Morris Endeavor Entertainment (WME), C3 Presents e Time for Fun está dando e dará muito certo por longos anos: o casamento entre festival de música e ações de live marketing.