Se um dos seios mais tocados e fotografados do mundo de repente desenvolvesse um caroço, alguém perceberia?
Essa foi a pergunta-chave feita pela principal instituição beneficente para o câncer na Irlanda, a Fundação Marie Keating e a agência de criação ROTHCO | Accenture Interactive, como parte de sua nova campanha, "Take Notice", para o mês de conscientização sobre o câncer de mama.
- Para mais ativações de Live Mkt, clique aqui
A estrela de "Take Notice" é Molly Malone. Molly é a heroína enigmática da famosa canção de mesmo nome, amplamente reconhecida como o hino não oficial da cidade.
A estátua rechonchuda se tornou um dos monumentos mais conhecidos da Irlanda e do Instagram, atraindo hordas de turistas diariamente. Suas artimanhas "femininas" resultaram no fato de a estátua ser tão apalpada que o tom de bronze começou a se desgastar no peito.
Percebendo que as pessoas parecem estar mais conscientes dos seios de Molly do que das suas, a Fundação Marie Keating e a ROTHCO decidiram aproveitar a obsessão do público para desencadear uma discussão nacional e internacional sobre a saúde da mama.
Neste mês, a ROTHCO criou e colocou um pequeno caroço em um dos seios de Molly, que passou totalmente despercebido pelo público em geral, que continuou a fotografar com Molly e tocar seu seio. O filme da campanha – que apresenta uma interpretação tocante sob medida da música de Molly da cantora irlandesa Imelda May – destaca ao público que se um caroço no mais famoso e assistido par de seios na Irlanda pode ir sem ser detectado, as mulheres têm que ser extremamente vigilantes e completo com seus exames de mama.
Kathy Troy, chefe de estratégia da ROTHCO comenta: “Uma em cada dez mulheres desenvolverá câncer de mama ao longo de sua vida e, somente na Irlanda, atualmente existem 3.516 novos casos diagnosticados anualmente. O primeiro sintoma de câncer de mama em muitas mulheres é um caroço no peito. A detecção precoce pode salvar vidas, pois pode tornar o câncer mais fácil de tratar – mas, infelizmente, as mulheres ainda não estão prestando atenção suficiente aos seus seios. O Mês da Conscientização sobre o Câncer de Mama é extremamente importante na conscientização, mas sabemos que às vezes a mensagem para formar o hábito de verificar a si mesmo é perdida no mar de rosas. Sabíamos que, para fazer com que as pessoas se dessem conta, seria necessária uma idéia realmente simples para que fosse realmente cortada. Usar um busto icônico como Molly Malone parecia ser o ponto de partida perfeito para destacar como é fácil sentir falta de algo que você não está procurando.”