Cervejaria vai contribuir em projeto de inovação socioecológica, em parceria com as empresas de impacto Menos 1 Lixo e Iönica.
Os turistas e moradores da ilha de Fernando de Noronha vivenciam uma nova realidade desde abril deste ano, quando o Decreto Noronha Plástico Zero foi colocado em prática.
O melhor do marketing social está aqui.
Leia também: Heineken anuncia estratégia de sustentabilidade.
Agora, o Governo do Estado e a Administração da Ilha ganham mais um importante reforço nessa jornada em prol da sustentabilidade local. Após a parceria com as empresas de impacto Menos 1 Lixo e Iönica, o Grupo Heineken no Brasil, segunda maior cervejaria do País, é anunciado como o novo parceiro do projeto "Noronha Plástico Zero".
"Com a nova parceria no projeto, serão viabilizadas quatro ações até o final do ano, começando pela instalação de um centro de engajamento em ponto estratégico da ilha que centralizará as ações educativas, como a formação de líderes locais multiplicadores e a distribuição de kits com itens reutilizáveis para os moradores e turistas, que não terão mais acesso a copos, canudos e pratos descartáveis.", conta Guilherme Rocha, administrador da ilha.
Ele explica que a iniciativa ainda contempla a melhoria do sistema de coleta e beneficiamento do vidro consumido e descartado na ilha – que já possui um sistema de moagem e doação de pó de vidro para substituição da areia na construção civil.
A meta do projeto "Noronha Plástico Zero" é engajar toda a comunidade local, além dos mais de 100 mil turistas que a ilha recebe anualmente. Desde janeiro, os moradores e empresas instaladas na ilha têm sido impactados por ações de comunicação e participado de atividades pedagógicas focadas em educação ambiental.
"Fernando de Noronha tem uma das maiores belezas naturais do mundo e deve ser tratada com cuidado e atenção. Esse projeto tem uma meta ambiciosa, mas que será extremamente exitosa pelo seu aspecto social, mobilizando a comunidade e os admiradores dessa paisagem em torno de um objetivo dessa grandeza.", avalia o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
Para Nelcina Tropardi, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil, a parceria é motivo de orgulho, pois reflete o que a companhia acredita e está alinhada com sua estratégia para garantir a perenidade dos negócios e contribuir com o futuro dessa e das próximas gerações.
"Estamos muito felizes em fazer parte do projeto. Essa é a materialização da nossa estratégia de sustentabilidade, traduzida pelo movimento Mais com Menos. Além de contribuir com a redução de emissões e acúmulo de resíduos plásticos, buscamos a mudança de comportamento efetiva por meio da educação e de atitudes das iniciativas pública e privada e de cada cidadão. É nisso que acreditamos.", comenta a executiva.
"A parceria caracteriza uma inovação por meio da qual empresas se unem e produzem um benefício real para a sociedade e constroem um legado de política pública socioambiental de impacto positivo.", afirma João Bernardo Casali, cofundador da Iönica.
"A transição para um novo modo de vida e consumo é urgente, e, nesse sentido, não temos tempo para ações paliativas ou meras campanhas de marketing sobre o tema do plástico. Em Noronha, estamos unindo todos em prol dessa mudança – governo, empresas, moradores e turistas – e produzindo frutos que vão se eternizar e se multiplicar, com a participação e engajamento de todos que vivem e frequentam a ilha.", diz Wagner Andrade, diretor de inovação no Menos 1 Lixo.
Decreto Noronha Plástico Zero
Em uma iniciativa inédita no Brasil, a ilha de Fernando de Noronha passou a proibir, desde abril deste ano, a entrada, uso e comercialização de itens descartáveis plásticos, como garrafas de bebidas abaixo de 500ml, canudos, copos, talheres e sacolas de supermercado, além de isopor e demais objetos compostos por materiais como polietilenos, polipropilenos ou similares.
Assinado pelo Administrador da ilha, Guilherme Rocha, o decreto deve ser cumprido por todos os bares, restaurantes, quiosques, ambulantes, hotéis, embarcações, pousadas, entre outros estabelecimentos comerciais, e também pelos 3,5 mil moradores e mais de 100 mil visitantes que passam por Noronha todos os anos.