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Coca-Cola leiloa seus primeiros produtos por NFT

A multinacional expande seu modelo de marketing ao entrar no chamado ‘Metaverso’.

A Coca-Cola se tornou uma das maiores empresas a adotar os tokens não-fungíveis, o propalado NFT, nova tecnologia que alimenta os ativos digitais exclusivos e que conquistou o mundo da arte e da publicidade.

Com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Amizade, a empresa realizou um leilão que aconteceu entre 30 de julho e 2 de agosto no mercado digital OpenSea.

A coleção de quatro peças foi leiloada como um único lote e alojada dentro de uma “Caixa da Amizade” NFT inspirada em caixas de recompensa de videogame e modelada a partir das máquinas de venda automáticas retrôs da marca.

Tal como acontece com outros leilões da marca NFT, há um componente de caridade que, neste caso, beneficia o parceiro de longa data da empresa, a Special Olympics International, que ajuda a Coca-Cola a cumprir suas metas de responsabilidade social corporativa (CSR).

No entanto, os NFTs da Coca-Cola – criados por Tafi, um desenvolvedor de avatares personalizados e conteúdo digital de marca com o qual a gigante das bebidas já se associou antes – trazem a experiência da marca para o próximo nível, incluindo uma jaqueta bolha que é “vestível” no VR plataforma Decentraland.

Embora se assemelhe a mundos virtuais como Second Life e Fortnite, o Decentraland é supervisionado por uma organização sem fins lucrativos e alimentado pelo blockchain Ethereum, já que quase tudo na plataforma – de lotes de terrenos virtuais a arte em galerias virtuais – é um NFT.

Trazer NFTs de marca para Decentraland poderia dar a empresas como a Coca-Cola um outro caminho para envolver os consumidores no crescente “metaverso”, uma convergência de mundos físico e digital que está crescendo em interesse ao lado de NFTs.

Mark Zuckerberg recentemente trouxe mais atenção para a ideia quando disse que esperava transformar o Facebook de uma empresa de mídia social para uma “empresa de metaverso” nos próximos anos, de acordo com uma entrevista ao The Verge.

Da mesma forma, a Coca-Cola vê o metaverso como outra fronteira para aumentar o engajamento do consumidor e a construção da marca.

“A Coca-Cola é uma das marcas mais colecionáveis ??do mundo e compartilhou sua rica herança com os consumidores por meio de simples momentos de alegria por décadas”, disse Selman Careaga, presidente da categoria global da Coca-Cola, no comunicado à imprensa .

“Estamos entusiasmados em compartilhar nossos primeiros NFTs com o metaverso, onde novas amizades estão sendo formadas de novas maneiras em novos mundos.”

O impulso NFT da gigante das bebidas vem dias depois que a Campbell’s soup usou a tecnologia para da visibilidade ao redesign dos rótulos icônicos das suas latas de sopa e segue campanhas NFT anteriores de marcas como General Mills, Charmin, Domino’s e Stella Artois.

Outro movimento importante foi o da Asics, que leiloou NFTs onde os vencedores poderiam usar como texturas em plataformas metaversais.