A apis3, agência-consultoria focada em Branding, Inovação e Marketing Digital, fechou um acordo com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
O projeto – que está de acordo com as práticas de ESG da agência – tem foco em estratégia digital e tem a intenção de aumentar a presença do MAM Rio no ambiente on-line para que o público do mundo inteira tenha a oportunidade de conhecer, ter acesso e mais proximidade com o acervo do museu.
Desafio cultural – Ainda encarado como um assunto elitista, o desafio da apis3 será diminuir a lacuna que há, principalmente, no Brasil em relação ao mundo das artes.
Como um grupo de comunicação independente, a agência tem como meta criar pontes e estabelecer pautas que necessitem de ter mais luz e receber mais contribuição. Os principais objetivos da parceria com o MAM Rio são aproximar, conectar a arte a novos públicos, e transformar e gerar mais visibilidade para o museu.
Fora um blueprint digital e a gestão de Google Grants, a agência ainda terá a chance de auxiliar no desenvolvimento de campanhas de comunicação para o museu em colaboração com a equipe interna.
Parceria e propósito – A apis3 já deu suporte ao MAM São Paulo durante anos e, em 2021, recebeu o convite do MAM Rio para a realização do acordo em um momento em que o museu passa por mudanças de gestão e planeja se tornar mais aberto ao público.
“A parceria com uma instituição que faz um trabalho excepcional e com forte propósito como o MAM Rio representa um avanço simbólico para a apis3, pois reforça o nosso posicionamento de contribuir com organizações e projetos que tenham impactos social e ambiental. Desde o começo da apis3, trabalhamos com foco em educação, cultura, arte, mobilidade social, entre outros. Muito mais que doar dinheiro, que também é legítimo, entendemos que nossa maior contribuição como empresa é o nosso trabalho e a nossa forma de trabalhar”, conclui Hertz.
As tentativas de transformar a experiência e gestão do MAM Rio não estão limitados apenas ao digital. O museu carioca vem passando por uma verdadeira revolução, comandada por Fabio Szwarcwald, diretor-executivo do MAM Rio.
“A parceria com a apis3 é uma oportunidade de expansão da presença do museu nos meios digitais, reverberando a programação regular e as ações do MAM Rio para um número maior de pessoas no Brasil e no mundo. Ampliação de público e democratização no acesso ao conteúdo gerado pela instituição são diretrizes caras à minha gestão, desde o início de 2020, e a apis3 chega para somar e acelerar esse processo”, finaliza Szwarcwald.