
O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do mundo, que aconteceu em março, em São Paulo, se consolidou como território estratégico para marcas que querem se conectar de maneira autêntica e envolvente com seu público, por meio, claro, da música, mas também de experiências imersivas fundamentais para transformar a presença de marcas em relevância cultural.
Este ano, a Fibra, uma das principais agências de brand experience do Brasil, assinou projeto inédito para a Fiat no Lollapalooza, marcando a estreia da montadora no festival com propostas inéditas de ativações, unindo mobilidade, acessibilidade e tecnologia.
Com três estandes espalhados pelo Autódromo de Interlagos, a marca realizou ações inéditas, desenvolvidas pela Fibra.ag, conectando o público do festival com a marca que tem pioneirismo, inovação e tecnologia em seu DNA.
“Temos histórico de ativações inovadoras que combinam tecnologia, entretenimento, impacto sensorial e visão ESG. Nosso objetivo é sempre proporcionar ao público vivências além da simples exposição de produtos, garantindo que marcas sejam lembradas pelas experiências únicas, conteúdos e exclusividade que entretêm sem interromper”, explica Andrea Pitta, CEO da agência.

No estande principal com 125m², a marca promoveu experiência que simulava a sensação de estar a bordo de um Fiat. Os participantes, em dupla, entraram em uma cabine onde ficaram imersos em uma vivência cinestésica. Durante a ativação, eles puderam se divertir em um karaokê com a música “Like a Virgin”, tema da campanha dos novos híbridos da Fiat. Toda a experiência foi filmada por câmeras GoPro e, no final, as imagens foram disponibilizadas aos
participantes. Vale ressaltar que o espaço era acessível também para o púbico PcD.
Ao final, todos receberam brinde exclusivo: flag decorativa, disponível em três versões com as artes dos lambe-lambes da marca e estampas alusivas ao festival. A principal ativação foi a promoção “Fiat no Lolla: A 1ª vez é inesquecível”, que ofereceu ingressos para o festival e um Fiat Pulse Híbrido como prêmio final.
Para participar, os consumidores se cadastraram, realizaram test drives nas concessionárias Fiat e convidaram amigos, aumentando suas chances de ganhar. Os premiados viveram experiência completa durante o evento, com hospedagem, alimentação, traslados e acesso exclusivo a ativações da marca.
O estande, localizado em frente ao palco Perry’s by Fiat, local do eletrônico no festival, contou com elementos visuais dos icônicos lambe-lambes da marca em sua estética. As ativações digitais foram parte importante da estratégia, incentivando os participantes a compartilhar suas experiências nas redes sociais por meio de vídeos personalizados gerados automaticamente.

“Nosso desafio não foi apenas marcar presença, mas criar um território proprietário para a Fiat dentro do festival, garantindo que o público se conectasse genuinamente à marca. A expectativa era gerar grande volume de leads e interações tanto no test drive das concessionárias, estimulados pela promoção quanto na ativação principal e no patrocínio do palco Perry’s by Fiat. Esperamos atingir métricas robustas de experimentação de produto em test drive e engajamento digital, criando uma ativação que seja referência no segmento”, conta Andrea.
A Fiat também contou com car display de 70 m², onde seus modelos Pulse Híbrido e Fastback Híbrido foram expostos. Promotores ficaram disponíveis para falar sobre as características dos veículos e o pacote de conectividade ConnectMe. Para garantir maior conforto, capas de celular contra chuvas foram distribuídas tanto no estande quanto no gramado do evento. Outra experiência exclusiva se deu com a Carona Fiat, na qual participantes realizaram trajeto de dez minutos a bordo dos carros híbridos, com explicações sobre a tecnologia do modelo.
No andar superior do estande da marca, o mezanino exclusivo foi ponto de encontro para convidados especiais e influenciadores, interagindo com o público e aproveitando a vista privilegiada do palco. Além disso, o espaço contou com o Lolla Lounge da Fiat, com 18 m², montado a poucos metros do estande principal.

Andrea explica que a entrega para a Fiat foi além da criação do espaço físico e das ações de ativação, visto que a Fibra.ag também mediu o impacto das ativações no festival, pois essa mensuração foi essencial para garantir que a ativação da Fiat no Lollapalooza tivesse resultados concretos.
Como forma de entender cada momento e como trabalhar cada ação, a agência checou, em tempo real, o número de participantes que vivenciaram as experiências no espaço da marca. Também controlou o volume de test drives realizados, com base no tempo médio de permanência e feedback dos participantes.


A agência também acompanhou posts, compartilhamentos, menções e alcance das hashtags das ações da marca, bem como a geração de leads, por meio da captação de contatos interessados nos modelos híbridos da montadora. A Fibra também avaliou a experiência do público participante com pesquisas aplicadas na saída do estande principal para medir a mudança na percepção da marca (Net Promoter Score – NPS).
De acordo com Andrea, um dos objetivos foi fazer da Fiat a marca mais lembrada do Festival, criando forte associação da marca com o Lollapalooza. “A estreia da Fiat no Lollapalooza 2025 foi um marco importante para a marca e, com a expertise da Fibra, garantimos que essa experiência fosse inovadora, memorável e estrategicamente relevante para o público-alvo. Nossa estratégia não foi apenas executar uma ativação marcante, mas garantir que os dados coletados nos ajudem a aprimorar cada vez mais o impacto da Fiat nos próximos festivais e eventos e na
plataforma Fiat Lovers”, conclui a CEO da Fibra.ag.
Fotos: Fibra.ag