Em 2025

Mirando no público universitário, Fito organiza primeiro evento proprietário da agência

Universummit busca preencher lacuna no mercado de eventos universitários, promovendo experiências enriquecedoras para alunos que estão em período de transição para o mercado de trabalho

A Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.

Arte de divulgação do Universummit, evento proprietário da agência Fito, que acontecerá em 2025
Imagem: Fito

O Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, Head de Eventos Proprietários da Fito.

Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito, revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência. “Queremos capacitar os futuros profissionais de forma holística com conteúdos que ajudem a enfrentar os desafios visando cadeiras de liderança”, destaca Moschetta

Além das trilhas de conteúdo, o evento contará com uma feira de negócios com até 75 expositores, incluindo empresas, instituições educacionais e organizações estudantis, interessadas em se conectar com esses futuros líderes. Além de um formato de estande voltado ao desenvolvimento do empreendedorismo universitário.

Para as marcas parceiras, o Universummit representa uma oportunidade de se aproximarem de jovens promissores, gerando um vínculo mais intenso e duradouro com os futuros líderes do mercado. “Nosso objetivo é atrair os melhores talentos universitários, desta forma aumentamos muito as possibilidades de ali estarem os futuros líderes do Brasil e assim oferecemos aos patrocinadores a grande oportunidade de antecipar esta fidelização de forma mais duradoura e barata do que no futuro, além de uma valiosa fonte de talentos para oportunidades de carreira em suas empresas”, reforça Moschetta.

Entre as inovações, destaca-se a utilização de inteligência artificial. “Aplicamos IA para personalizar a experiência dos participantes e otimizar o processo de recrutamento e networking”, explica Moschetta. Na trilha de Inteligência Profissional, por exemplo, a IA ajudará a conectar estudantes e empresas que buscam novos talentos, facilitando um ‘match’ cultural e profissional. Nos aspectos de Inteligência Social, a tecnologia será utilizada para auxiliar estudantes a interagirem com outros participantes com interesses semelhantes, potencializando a experiência do evento.

Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos”, finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.