Agências

Google cria programa para desenvolver as futuras lideranças de agências

A pesquisa ainda aponta que, nos próximos dois anos, 75% dos profissionais de marketing vão precisar do suporte das agências para criarem estratégias criativas e de marca.

De acordo com o Sebrae, o mercado brasileiro de comunicação conta atualmente com mais de 36 mil agências em operação. Para entender o nível de digitalização desse setor e os principais desafios para o futuro das agências, o Google conduziu uma pesquisa em parceria com a Forrester. Os resultados serão apresentados na primeira edição do programa “Google Conecta Agências”, que acontecerá na próxima segunda-feira (07) no escritório da empresa em São Paulo.

A-pesquisa entrevistou mais de 2 mil líderes de marketing através de questionários online, com o objetivo de analisar as expectativas dos anunciantes em relação ao futuro das agências. Um dos principais achados do estudo é que, nos próximos 24 meses, 75% dos profissionais de marketing precisarão do suporte das agências para criar estratégias criativas e de marca para atender às novas demandas dos consumidores.

Outro resultado importante revela que as marcas brasileiras estão menos satisfeitas com a capacidade de suas agências de utilizar insights e dados em comparação com outros mercados das Américas do Sul e do Norte.

Quando questionados sobre a maior demanda de suporte das marcas brasileiras nos próximos 24 meses, 78% dos entrevistados acreditam que será por consultoria de transformação digital, 75% apostam na maior demanda por análise e insights de clientes, e 38% acreditam no crescimento do serviço de análise de marketing.

O estudo também inspirou a criação do programa “Google Conecta Agências”, uma imersão presencial de três dias destinada à capacitação de profissionais do mercado de agências, com foco em diretores e alta gestão, que se tornarão líderes das agências em um futuro próximo. O programa acontecerá de 7 a 9 de agosto e incluirá atividades como dinâmicas de reconhecimento de grupo, debates sobre o mercado de comunicação, desafios e oportunidades, transformação digital, automação, mensuração, entre outros tópicos. Além disso, haverá a participação da convidada especial Carla Tieppo, que palestrará sobre neuromarketing, engajamento e o crescimento do setor.

“Com essa pesquisa, pudemos perceber não só as dores do mercado de comunicação atual mas também quais serão os desafios que precisaremos enfrentar em um futuro próximo. E pensamos no programa Conecta Agências justamente para desenvolver e dar a oportunidade aos novos líderes para fazerem diferente, trabalhando cada vez mais com a tecnologia a favor das estratégias e campanhas.”, diz Camila Gertner, Head de Negócios com Agências do Google no Brasil. “Com essa experiência, podemos dizer que a partir da inteligência coletiva é possível obtermos resultados únicos”.

Foto: Divulgação