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Heineken vai instalar microfloresta no Parque Olímpico

Como legado do Rock in Rio Brasil 2022, a área verde de aproximadamente 900m² formada por espécies nativas da Mata Atlântica é a primeira entre as que serão implementadas em 19 capitais brasileiras até 2030, em projeto cocriado com a agência Atenas.


A Heineken, patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022, deixará um legado para a cidade que é sede do maior festival de música e entretenimento do mundo.

A marca vai instalar, dentro do Parque Olímpico, uma microfloresta urbana de aproximadamente 900m² composta por espécies nativas da Mata Atlântica

O projeto é uma cocriação da Heineken em colaboração com a agência Atenas.

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A iniciativa está inserida na meta de implantar microflorestas urbanas em 19 capitais brasileiras até 2030, com o Rio de Janeiro sendo a primeira cidade a receber a área verde.

O-compromisso da Heineken foi firmado através da plataforma Green Your City, que traz o olhar de sustentabilidade para a vida noturna, para a cena cultural e para as relações com as cidades, e tem metas firmadas em quatro diferentes pilares que são energia verde, economia circular, cidades mais verdes e consumo responsável.

Denise Garrido com Quercia Andrade. Socias da agência Atenas conquistaram o Prêmio Live com projeto para Heineken

As árvores que fazem parte da microfloresta compõem o bioma nativo da região, a Mata Atlântica. Entre as dezenas de espécies, se destacam o jequitibá-rosa, a maior árvore do bioma, o araçá-amarelo e a grumixama, espécies frutíferas, e o guatambu, árvore de madeira de alta qualidade.

“A Atenas criou o conceito “Green Your City, Rock Your City” com o intuito de esverdear as suas ativações na Cidade do Rock. A estratégia faz parte da plataforma de experiências com este propósito e que é desenvolvida em todos os festivais patrocinados pela marca. Com isso pretendemos ampliar a conscientização para atitudes mais verdes, consumo consciente e reflexão. Heineken deixará um legado por onde passa. No Rock in Rio Brasil 2022, a nossa cenografia será replantada para ser transformada na primeira microfloresta das metas da marca. A Atenas auxilia na construção de marcas através de experiências e aqui estamos convidando o público a vivenciar e mudar suas atitudes, de forma mais sustentável”, explica Denise Garrido, CEO da Atenas, que ganhou o Prêmio Live 2021 com ações dentro desta plataforma.

A restauração ecológica faz uso da técnica de Floresta de Bolso, desenvolvida pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim, responsável pelo projeto.

Com base nessa técnica, a composição e espaçamento da restauração devem respeitar a evolução original das florestas, o que proporciona crescimento mais rápido, menor índice de perdas, baixo consumo de água e menor necessidade de manutenção.

“Muitas de nossas cidades, como o Rio de Janeiro, estão dentro do território da Mata Atlântica, um hotspot da biodiversidade global, mas mesmo com tamanho patrimônio natural, o paisagismo e arborização urbana no Brasil estão dominados por plantas estrangeiras. A ideia das Florestas de Bolso de Mata Atlântica é possibilitar áreas verdes funcionais e eficientes em serviços ecossistêmicos e também como ferramentas de educação ambiental, de forma que as pessoas possam conviver, compreender e valorizar sua incrível herança natural.”, detalha Ricardo Cardim.

A instalação de espaços como esse ajuda com uma melhor qualidade de vida, diminuição da temperatura, aumento da umidade do ar, retenção da água das chuvas, filtragem de gases tóxicos e muito mais. A partir da iniciativa, a Heineken procura reconectar a população ao patrimônio nativo, suas formas, texturas, história e sabores, resgatando a biodiversidade original no cotidiano.

 “Este é o principal legado da marca para o Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Implantar microflorestas urbanas é um dos compromissos prioritários da Heineken, e este é apenas o primeiro, pois outras 18 capitais brasileiras vão receber nossa intervenção até 2030. Festivais mais verdes se transformam em cidades mais verdes e é com muito orgulho que daremos o pontapé inicial nessa jornada na Cidade Maravilhosa”, destaca Melina Domingos, líder de estratégia de sustentabilidade e cultura da marca Heineken no Brasil.