Insights

MCI revela Pesquisa de Associações: ciclo de engajamento é fundamental para conexão com associados

A edição de 2024 é baseada em 15.800 respostas de associados de 120 países, abrangendo 58 associações de diversos setores

A MCI, agência global de marketing e engajamento, anuncia hoje as principais descobertas da edição de 2024 da Pesquisa de Engajamento para Associações (Association Engagement Index 2024 – AEI). Este estudo global de referência mede o desempenho, a força do relacionamento e os resultados das táticas de engajamento na perspectiva dos associados e clientes das associações.

Pesquisa de Engajamento de Associações 2024, da MCI

A AEI 2024 decifra as características do comportamento de engajamento, fornecendo às associações um framework infalível: o Ciclo de Engajamento. Este ciclo ilustra quatro modos de engajamento – consumir, contribuir, colaborar e co-criar – uma interação contínua entre associados e clientes ao longo de seu relacionamento com as organizações.

Baseado em 15.800 respostas de 58 associações de diversos setores, a AEI 2024 revela que 31% dos associados e clientes em todo o mundo (120 países) estão altamente interessados em contribuir mais ativamente para o desenvolvimento de conteúdo, programas ou
estratégias de suas associações. Contudo, apenas 15% consideram esse processo fácil e somente 22% acreditam que suas associações realmente os incentivam a contribuir.

Nikki Walker, Vice-Presidente Global de Associações & Comunidades da MCI Global, comenta: “As descobertas mostram que as associações podem aumentar o engajamento e fortalecer os relacionamentos adotando uma abordagem estruturada. Utilizar o Ciclo de Engajamento pode transformar membros passivos em embaixadores ativos da marca”.

Além disso, o Índice de Engajamento 2024 apresentou uma pontuação moderada de 88 (em uma escala de -50 a 150), idêntica à do Índice de 2022, indicando que ainda há espaço para melhorias nas estratégias de engajamento através de uma compreensão mais profunda dos fatores-chave.

Principais Descobertas da AEI 2024

  • Personalização, Canais e Escolha (Choice, Customization, Channels): Os 3Cs do engajamento identificados na AEI 2022 continuam sendo fundamentais. Os associados desejam a liberdade de escolher o canal de sua preferência para cada atividade, além de uma jornada personalizada que garanta acesso fácil ao conteúdo relevante para suas necessidades.
  • Abordagem segmentada geracional: Advocacy, lealdade e promoção de marca variam significativamente entre diferentes faixas etárias. Membros com menos de 55 anos, que representam o futuro das associações, são menos propensos a recomendar suas associações. Isso ressalta a necessidade de táticas de engajamento mais direcionadas e eficazes para atrair e reter este grupo essencial.
  • Interação Passiva: 53% do tempo dos respondentes é gasto consumindo conteúdo – uma atividade passiva e solitária.

Renata Pozza, Diretora de Soluções para Associações da MCI Brasil, reforça: “Para melhorar a performance das Associações, é essencial personalizar as jornadas dos associados, permitindo que escolham os canais de preferência. Produtos e serviços devem oferecer essa flexibilidade, abrangendo todas as preferências. A responsabilidade é nossa de adaptar nossas ofertas a cada perfil, impulsionando a excelência da experiência”.

Recomendações da MCI

Com base no relatório da pesquisa AEI 2024, a MCI recomenda que as associações:

  • Otimizem, monitorem e estruturem as oportunidades de engajamento em torno dos quatro modos do Ciclo de Engajamento.
  • Apresentem múltiplas oportunidades para engajamento ágil, flexível, multicanal e de curto prazo.
  • Convidem regularmente os associados a contribuir, colaborar e co-criar.
  • Desenhem eventos para maximizar os pontos de contato presenciais, facilitando o máximo de oportunidades para contribuição, colaboração e co-criação.
  • Personalizem as comunicações para mover associados, clientes e stakeholders para modos de engajamento direcionados.

Daniel Sakamoto, Gerente da CNLD, associação participante da pesquisa, afirma:
“Os dados levantados nos ajudam a entender melhor nossos associados, permitindo uma atuação mais eficaz. Esse trabalho contribui significativamente para decisões estratégicas na condução de nossas atividades”.

“Ter um índice de engajamento detalhado e bem estruturado é fundamental para qualquer associação que deseja prosperar e crescer. Ele não só mede a satisfação e lealdade dos associados, mas também fornece insights para a tomada de decisões estratégicas, identificação de áreas de melhoria para aumentar o engajamento dos associados. A ABHH agradece a oportunidade e parabeniza a MCI pela iniciativa”, reforça Aline Pimenta Achê, Gerente da ABHH.

Metodologia da AEI 2024

Participaram do Association Engagement Index 58 associações de todo o mundo e de várias indústrias e profissões, gerando mais de 15.800 respostas de associados, clientes e partes interessadas de 120 países. A pesquisa foi conduzida no primeiro trimestre de 2024 pela Insidery, parceira de pesquisa da MCI. Baixe o relatório completo do estudo.