Esta semana um dos profissionais de direção de arte lá da agência comentou comigo sobre a responsabilidade que os profissionais da sua área tem nas costas. Me disse que a Criação é sempre a camisa 09 das agências. Todos os demais profissionais são importantes, mas o gol feito ou perdido recai nas suas costas. Achei a metáfora interessante.
Assista ao vídeo feito no Facebook
Realmente a Criação tem grande responsabilidade sobre os jobs, mas tem gente que acha que outra área é a goleadora: a Produção. Dizem que o papel aceita tudo, mas que colocar a ideia em prática é outra coisa. Com tantos amigos produtores, vendo o quanto suam pra colocar eventos e ativações em pé, entendo o ponto de vista.
Eu, no entanto, por toda minha carreira em agência, acreditava que todos são craques, mas que se a agência tinha que ter um Neymar, que fosse no Planejamento. Claro, por atuar ou gostar da área, minha crença tinha total relação com minhas ambições. Dizia que projetos sem amarração não vendiam. Ainda acho que a lógica existe.
Porém, na prática, lá na agência que ajudo a dirigir, noto que o gol só acontece quando o atendimento é perfeito. Não falo da área Atendimento, mas a ação atendimento (o que inclui a área, claro). Atender o cliente significa tudo afinado, da entrada do briefing até o relatório final do projeto. Para quem atua em formato de conta, e não job, este atendimento se torna ainda mais relevante. Atender a velocidade do cliente, o tamanho das ideias que precisa, de como usar suas verbas de forma correta.
Pode parecer que fiquei em cima do muro, que não disse que área acho mais importante. É também verdade, isso. Primeiro porque não tenho a experiência de tantos outros para definir alguma de forma categórica, e segundo por estar inclinado a achar que um time pode ganhar um jogo por causa de um jogador, mas só ganha um campeonato se todo o time for craque.