Uma pesquisa da Operand revelou que menos de 5% das agências atuam em nicho milionário, e que agências perdem oportunidade de segmentação.
Buscar novas oportunidades de negócios e prospectar clientes é um dos principais desafios dos gestores de agências. Para dar conta dessa tarefa, trabalhar de forma nichada, atendendo um único setor, pode ser uma ótima alternativa. Porém, segundo dados do Censo Agências, uma minoria escolhe esse caminho.
Os-resultados da pesquisa, nas duas edições mais recentes, demonstram que a maioria das agências não atua nesse mercado e acaba por perder a oportunidade de se tornar especialista em um nicho milionário.
Em 2022, 63,48% dos gestores apontaram que não atuavam com foco exclusivo em um único setor. Já em 2023, 57,49% declararam que não adotam essa estratégia na gestão de clientes na agência.
Com uma estratégia mais generalista, prestando atendimento a empresas de diferentes segmentos, as agências perdem a oportunidade de usar os recursos de maneira mais inteligente, potencializando os seus ganhos.
O Censo Agências 2023 apontou ainda que apenas 4,23% delas atendem com exclusividade empresas do agronegócio, um dos setores mais fortes da economia brasileira. Entre 2002 e 2022, o PIB agrícola do país avançou de US$ 122 bilhões para US$ 500 bilhões.
Além do agro, outro setor milionário e pouco explorado pelas agências é a indústria. Apenas 6,47% das agências atuam com foco nesse nicho. Com isso, perdem uma oportunidade de se posicionar em um mercado que se mantém em constante crescimento. Segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), o faturamento real da indústria subiu 2,8% em 2022 em relação ao ano anterior.
Rafael Rez, da Web Estratégica, destaca que “a atuação focada/nichada permite um ganho de escala de conhecimento, de processos, de canais de vendas e uma atuação especializada, porém não é realidade para praticamente 2/3 do mercado.”
Na prática, atender um único nicho de mercado tem se mostrado um caminho de crescimento viável num mercado dominado por ofertas de serviços homogêneas.
Para os gestores, é importante avaliar a possibilidade de reposicionar a agência como especialista em um único segmento. Essa abordagem maximiza o aproveitamento dos seus recursos e o seu potencial de lucratividade.
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