Referência no mercado

PromoPlus completa 25 anos de referência em Live Marketing

A empresa, que realiza em média 500 eventos por ano, é responsável por uma das principais ações de Natal no Brasil, a Caravana da Coca-Cola

A empresa paranaense de marketing, PromoPlus Live Marketing, chega aos seus 25 anos repleta de cases de sucesso e com importantes marcas nacionais em sua carteira de clientes, com destaque para a Caravana de Natal da Coca-Cola, responsabilidade da agência desde sua fundação.

Samara Ribas Zacharow, sócia e diretora de atendimento; Renato Rema Gaudeoso, sócio fundador e diretor financeiro e; Ana Paula Barbosa, sócia fundadora e diretora de planejamento da agência PromoPlus
Samara Ribas Zacharow, sócia e diretora de atendimento; Renato Rema Gaudeoso, sócio fundador e diretor financeiro e; Ana Paula Barbosa, sócia fundadora e diretora de planejamento da PromoPlus. Foto: Michel Willian

Em toda sua história, a PromoPlus se destaca pela inovação e constante adaptação às demandas de mercado, sendo uma das pioneiras na realização de eventos on-line e no uso do 3D em projetos de marketing, aumentando a qualidade dos seus serviços em meio aos desafios do desenvolvimento tecnológico.

Com grandes marcas em seu portfólio ao longo dos anos, como Coca-Cola Femsa, Heineken, O Boticário, VW, ALL, Arauco, Athletico Paranaense, Ebank, Edenred, Nissei, NTN, Localiza, Chevrolet, Renault, Claro, Tim, Rede Massa, Gazeta do Povo, Avantim, Positivo Informática, Claro e Above, a PromoPlus é conhecida dentro do marketing por realizar, desde 1999, a maior ação de publicidade de Natal no Brasil, a Caravana da Coca-Cola.

“São seis meses de preparação todos os anos para fazer a caravana em várias cidades do Brasil, geramos mais de 150 empregos diretos e indiretos na execução desta campanha que é uma de referência mundial na Coca-Cola”, explica a sócia fundadora da PromoPlus, Ana Paula Barbosa. Somente em 2023, os caminhões da Coca-Cola passaram por 72 cidades brasileiras. O destaque da campanha é no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, onde é realizada uma cerimônia para acender a árvore de Natal com a chegada dos caminhões.

Em 2024, a agência foi responsável por realizar ações de endomarketing ligadas ao filme Beetlejuice, o longa estreou em 5 de setembro no Brasil como aposta do ano para o Halloween. A Fanta lançou um novo sabor “Mistério Beetlejuice” em comemoração ao lançamento do filme e a PromoPlus atuou no marketing do produto.

“Idealizamos um kit exclusivo para esta ação, a caixa possui o formato do terno utilizado pelo personagem principal, toda personalizada. Em seu interior, além da nova Fanta, há um copo também personalizado sobre o filme”, explica Ana Paula. A agência também realizou uma ativação com os colaboradores, com espaço imersivo diversas ações interativas para a equipe, que pode degustar o novo sabor junto com doces inspirados no Halloween.

A PromoPlus também é responsável pelos maiores eventos corporativos do país e foi pioneira na sua realização on-line em uma plataforma própria. “Quando os eventos começaram a ser cancelados ou migrarem para plataformas genéricas on-line, vimos a necessidade de buscar uma solução eficaz, a partir disso surgiu o Streaming Plus”, comenta a sócia fundadora. O serviço de Streaming Plus permite a realização de congressos, lançamentos, treinamentos, cursos, entre outros modelos, por uma plataforma totalmente personalizável e diversas ferramentas que permitem interação do público e tornam a experiência única.

Além disso, a agência passou pelas principais mudanças na comunicação e na forma de fazer marketing para grandes empresas durante a sua história e teve a habilidade de se adaptar às novas demandas, implantando novidades exclusivas do exterior, mantendo o pioneirismo e a inovação.

Ana Paula Barbosa, sócia fundadora e diretora de planejamento; Renato Rema Gaudeoso, sócio fundador e diretor financeiro e; Samara Ribas Zacharow, sócia e diretora de atendimento
Ana Paula Barbosa, sócia fundadora e diretora de planejamento; Renato Rema Gaudeoso, sócio fundador e diretor financeiro e; Samara Ribas Zacharow, sócia e diretora de atendimento da PromoPlus. Foto: Michel Willian

“Foi necessário nos aperfeiçoar e aderir aos formatos rapidamente, para nos mantermos dentro do mercado”, lembra Ana Paula. Uma das adaptações foi a introdução da tecnologia 3D para os projetos de marketing no início dos anos 2000, uma novidade para o Brasil na época. Nos seus 25 anos, além da tecnologia 3D e do Streaming Plus, a empresa foi responsável por trazer em primeira mão inúmeras tecnologias e materiais do exterior para o Brasil, como as bazucas que projetam camisas em paraquedas e as mega bazucas de bolas autografadas em estádios.

No verão de 2015, na praia de Maresias, a agência criou elementos como uma garrafa de Coca-Cola de 22m, com um canudo inspirado nos tubos de escape dos bombeiros alemães, para que os banhistas pudessem escorregar por dentro da estrutura. Também trouxeram materiais e desenvolveram tecnologias para garrafas feitas de gelo, nas quais era possível beber o refrigerante e ainda construíram bicicletas em trilhos suspensos, ideia vinda da Nova Zelândia pela PromoPlus. “Foram diversos materiais e insights que trouxemos ao longo dos anos. São ideias que enriquecem o marketing brasileiro e nos permitem trabalhar com um diferencial único”, complementa Ana Paula.

Geração de empregos

Com uma média de 500 eventos por ano, a PromoPlus impacta positivamente o mercado de trabalho dos locais em que suas ações acontecem. Durante o ano, a empresa gera mais de mil empregos diretos que cobrem suas campanhas, feiras, congressos e convenções, além de ações especiais como a Caravana da Coca-Cola e a Libertadores da América, com ativações exclusivas da Powerade.

São gerados também, mais de 2.500 empregos indiretos por ano, que suprem as necessidades de fornecedores para os eventos realizados pela agência. “Precisamos de diferentes serviços para cada evento, a engrenagem que faz as ações de live marketing acontecerem é gigantesca e para fazê-la rodar, buscamos contratar estes fornecedores e mão de obra nos locais em que vamos atuar, além de conseguirmos um atendimento melhor e mais próximo, movimentamos a economia local”, reflete o sócio Renato Rema Gaudeoso.

25 anos de história

Renato Rema Gaudeoso, sócio fundador e diretor financeiro da agência de live marketing PromoPlus
Renato Rema Gaudeoso, sócio fundador e diretor financeiro da PromoPlus. Foto: Michel Willian

A PromoPlus possui raízes diversas, fundada no Paraná, em 1999, por Renato Rema Gaudeoso, natural de São Paulo, formado em administração pela USP e pós-graduado em Técnicas de Consumo e Pesquisa pela Universidade de Barcelona, e Ana Paula Barbosa, nascida na França, formada em marketing e publicidade no Instituto de Comércio de Paris e pós-graduada em Técnica de Pesquisa e Comunicação também pela Universidade de Barcelona.

Ana Paula Barbosa, sócia fundadora e diretora de planejamento da agência de live marketing PromoPlus
Ana Paula Barbosa, sócia fundadora e diretora de planejamento da PromoPlus. Foto: Michel Willian

A agência logo alcançou o mercado nacional em 2005, com a compra da Spaipa, fábrica da Coca-Cola no Paraná, pela FEMSA, que levou a PromoPlus a atender todas as suas marcas, dando início a expansão para São Paulo. “Já trabalhávamos em ações da Coca-Cola e naquele ano estávamos com um projeto incrível de verão no litoral do Paraná. Quando houve a compra pelo grupo FEMSA, nosso trabalho foi solicitado para a praia de Maresias em São Paulo e a partir disso começamos a atender o grupo todo”, conta a sócia Ana Paula Barbosa.

Samara Ribas Zacharow, sócia e diretora de atendimento da agência de live marketing PromoPlus
Samara Ribas Zacharow, sócia e diretora de atendimento da PromoPlus. Foto: Michel Willian

Atualmente são 24 marcas que englobam a FEMSA, além da Coca-Cola. Todas estão no portfólio da PromoPlus. Com o crescimento da agência, mais uma sócia se juntou ao grupo, a curitibana Samara Ribas Zacharow, formada em Gestão em Turismo pela Faculdade Curitiba e possui MBA em gestão em comunicação organizacional pela FGV, começou como assistente no início da empresa e foi convidada a se unir a Ana e Renato em 2007.

“A PromoPlus representa uma importante parte da minha vida profissional. Estar nesta posição em uma empresa que chega aos seus 25 anos com uma visão estratégica atual e busca estar constantemente alinhada com as novas tecnologias é gratificante”, comenta Samara.