A contagem regressiva já começou na TIM. Faltando menos de 100 dias para a próxima edição do Rock in Rio Brasil, a operadora anuncia a escolha da ATENAS.ag para cuidar das suas ativações na Cidade do Rock.
Depois de fazer história ao proporcionar a primeira experiência 5G no maior festival de música e entretenimento do mundo – em 2022, semanas depois do lançamento da nova rede no Rio de Janeiro – a companhia já se prepara e imagina as possibilidades de um evento ainda mais tecnológico e conectado.
A escolha levou em consideração a expertise da ATENAS.ag em grandes eventos de música. A agência, aliás, já esteve com a TIM no início do ano, no Festival de Verão Salvador. O projeto englobou um amplo estande de dois andares e a ativação “karaokê 5G”, em que a rede de quinta geração da operadora conectava pessoas cantando em uma das cabines da roda-gigante com uma banda à distância.
Esse objetivo de tangibilizar a liderança da empresa no 5G também faz parte da estratégia para o Rock in Rio Brasil 2024, como explica Camila Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marca da TIM: “na edição de 2022, fomos a segunda marca mais comentada nas redes sociais durante o festival, recebemos mais de 20 mil pessoas em nosso espaço… Temos o desafio de impressionar ainda mais o público, agregando evoluções tecnológicas possibilitadas pela consolidação do 5G, como realidade aumentada, por exemplo”.
Comandada por duas mulheres – as publicitárias Denise Garrido e Quércia Andrade – a ATENAS.ag também se conecta à TIM pela valorização da diversidade. 40% da equipe é de pessoas negras ou pardas e 75% da liderança é feminina.
“Estamos extremamente entusiasmadas com mais esta parceria com a TIM. Entregamos o Festival de Verão com resultados impressionantes e, agora, vamos com uma proporção ainda maior nesta edição que comemora os 40 anos de história do Rock in Rio. Nossos pilares são a excelência na entrega e a valorização da diversidade cultural, o que cria uma sinergia perfeita com a operadora. Diante do crescente impacto das ações de experiência de marca na vida e na cultura da sociedade, é fundamental trabalharmos uma construção de forma contínua. Por isso, estamos totalmente empenhados em proporcionar uma experiência excepcional”, enfatiza Denise Garrido, CEO da ATENAS.ag.
A estratégia de comunicação segue com a BETC Havas, que é a agência de publicidade da TIM há cerca de oito anos. Eles são responsáveis pelo key visual, campanha de divulgação – a operadora deve lançar um novo filme em TV aberta em agosto – e a cobertura nas redes sociais, incluindo o squad de influenciadores.
Além do estande e ativações, a TIM patrocinará, pela primeira vez, um dos brinquedos do parque de diversões do festival: o Mega Download, torre de 30 metros de altura, uma das atrações mais radicais da Cidade do Rock.
A operadora também investirá, novamente, em uma ampla cobertura de rede para manter seus usuários plenamente conectados. Em 2022, os clientes TIM utilizaram 133 terabytes de dados nos sete dias de Rock in Rio Brasil, o suficiente, por exemplo, para assistir a vídeos online por mais de 45 anos. Quase 30% desse volume foi direcionado para upload de fotos e vídeos, mas também foram intensos o envio de mensagens e realização de videochamadas e transmissões em tempo real. A utilização da tecnologia de quinta geração correspondeu a 20% do total, o dobro do esperado pela companhia na ocasião.
Aquecimento com museu interativo a céu aberto
A segunda onda de ativações do Rock in History acaba de ser lançada e é mais uma iniciativa do aquecimento para o festival. Primeiro museu interativo a céu aberto do mundo, o projeto é desenvolvido com a TIM e tem parceria da Eletromidia e implementação da Context.
A ação traz 40 histórias em pontos digitais e interativos espalhados pelo Rio de Janeiro. Para participar, as pessoas têm que apontar a câmera do celular para os QR Codes das instalações da Eletromidia e serão, em seguida, transportadas para esses momentos, que relembram marcos dos 40 anos do Rock in Rio.
Ao fim da exibição do conteúdo, surge na tela um badge, em formato de uma palheta de guitarra virtual, que deve ser coletado para desbloquear fases e liberar recompensas. Os 180 primeiros usuários que concluírem todas as 40 experiências vão ganhar pares de ingresso para o festival. Os clientes da TIM têm vantagens: contam com um badge “coringa” em cada fase, permitindo que completem o ciclo de forma mais rápida. Também será possível retirar uma paleta física correspondente a cada etapa nas lojas TIM participantes da ação.
Dentre as ativações já lançadas nessa segunda onda estão o projeto do Amazonia Live na Lapa; a contagem regressiva para o dia 13 de setembro em Ipanema; o cubo criado para dar início à celebração dos 40 anos do festival na Lagoa; a história que salvou o Rock in Rio, com o Passat de um grupo de amigos que abordou Roberto Medina na rua, no Centro; o pórtico gigante que dá as boas-vindas a quem chega na Cidade do Rock, na Lapa; e os acampamentos nos arredores do festival em 1985, também em Ipanema.
Além disso, os fãs vão poder conhecer outras histórias do maior festival de música e entretenimento do mundo, como o robô Rob Master, que se apresentou em 2015, na Gávea; conhecer curiosidades dos camarins do Palco Mundo com uma ajudinha da tecnologia, no Leblon e o brinquedo Mega Download, como símbolo do Parque de Diversões do Rock in Rio, ainda em Ipanema.
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