Agências

um.a: Um negócio que nasceu para fazer a diferença

Com foco na diversidade dentro do mundo corporativo, o casal Ronaldo Ferreira Junior e Claudia Lorenz criaram a um.a Diversidade Criativa.

A agência de live marketing um.a tem um claro posicionamento,  um lema “diferente”, porém cada dia mais importante para as empresas: a diversidade. 

Cada dia as pessoas estão buscando mais propósito de marca, não apenas frases, mas atitudes. A inclusão da diversidade pelas empresas, refletida em suas campanhas publicitárias, tornou-se um ponto importante para a decisão de compra das novas gerações. 

Leia também: Jaguar Land Rover procura a um.a para saber mais sobre diversidade.

A história de Ronaldo e Claudia começa em 1996. Desiludidos com suas posições atuais de trabalho, e namorando oficialmente há apenas três meses, o casal se viu em um momento crítico, daqueles em que o espírito empreendedor costuma nascer. E assim foi.  

Ronaldo-e Claudia (Foto: Divulgação).

Olhando para a mesma direção, o casal criou a agência UM, com foco em treinamentos corporativos, um mercado em crescimento, mas sem muita estrutura.

José Rente, amigo do casal, acreditou no modelo do negócio e na vontade de empreender e entrou como sócio. Nascia, assim, o que mais tarde seria a um.a

A receita de sucesso para consolidar a marca foi enorme e sem grandes segredos: muito trabalho, num ritmo as vezes alucinante de entrega de mais de  sete projetos em média, por dia. 

E foi trabalhando da forma correta e transparente, respeitando os adversários, os fornecedores, os clientes e principalmente desenvolvendo e cuidando dos colaboradores que, ao longo desses 25 anos, que a agência conquistou 40 prêmios Caio, um dos mais importantes na área de live marketing, o que mostra que a diversidade do casal se complementa e tem enorme competência no que vem fazendo.  

Ter uma CEO mulher no comando de um mercado em que a maioria dos CEOs é homem mostra que o posicionamento da agência não fica apenas no discurso, assim como a preocupação com os colaboradores, como conta a CEO Cláudia: “Para dar certo, é preciso respeitar a relação de parceria entre todos os envolvidos – clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade –, buscando e retendo profissionais que valorizem o trabalho colaborativo. Talento é muito importante, mas estar aberto a ouvir, aprender e se adaptar é vital.”  

A um.a surgiu em 2018. Consolidada no mercado, a então Agência UM precisava de novos desafios e entendeu ser a diversidade um deles. Muito se falava muito de forma estruturada dentro das empresas, e o conceito de propósito começava a ganhar força, quando o casal entendeu ser essa a melhor forma de ajudar e proteger seus clientes. 

A um.a chegava ao mercado, abraçando a bandeira da diversidade, sendo pioneira no Brasil, como diferencial competitivo, estimulando a inclusão e o diálogo dentro do ambiente profissional. E mais uma vez o casal estava certo em sua visão.  

Atualmente, a um.a conta com 50 colaboradores e tem uma carteira global de clientes do porte de Allergan, Anbima, Atento, B3, BMG, BNP Paribas, Bristol-Myers Squibb, Carrefour, Corteva, Fenasaúde, InterFarma, Mapfre, MSD, KWS, SBT e Tigre. 

A agência já foi apontada pela pesquisa CIEE/IBOPE Solutions como uma das melhores companhias para se estagiar no país e é eleita pelos colaboradores como empresa GPTW (great place to work), além de prêmios pelo Guia Exame e Instituto Ethos com uma das empresas mais preparadas no seguimento PMG para multiplicar os principais da diversidade e inclusão no mundo corporativo. 

“Iniciamos como uma agência de turismo de negócios e, ao focar nossos esforços exclusivamente na criação e realização de eventos corporativos, nos especializamos e crescemos muito. Rapidamente nos tornamos uma agência de médio porte, depois de grande, e agora, nestes tempos remotos, uma agência flexível, sem bordas e do tamanho da necessidade das demandas de nossos clientes.”, relembram Ronaldo e Cláudia.