A área de compras, conhecida como Procurement, tem o desafio cotidiano de liderar todo o processo de aquisição de serviços e suprimentos dentro de uma empresa, desde a procura pelos melhores fornecedores até o pós-compra.
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Em determinadas organizações há um setor específico direcionado exclusivamente para projetos relacionados a marketing e comunicação, que desta vez contam com o apoio de plataformas EGM (Enterprise Gateway Marketplace) na procura por mais criatividade e agilidade em todo o processo de compra.
Esse é o caso da BPool, startup que conecta grandes corporações ao novo ecossistema fragmentado e alternativo de comunicação composto por centenas de pequenas empresas especialistas, ao simplificar processos, impulsionar a performance e gerar economia para o negócio.
A empresa planeja um crescimento de 200% em 2022.
Através do algoritmo de curadoria e matching e um workflow automatizado, a plataforma dá aos clientes a chance de fazer a contratação e gestão de serviços de marketing trazendo ganhos significativos em criatividade, inovação, agilidade e eficiência.
A BPool foi criada no Brasil em 2019 e hoje já atende mais de 70 marcas de clientes de médio e grande porte, inclusive grandes corporações como L’Oréal, Reckitt, Kellogg’s, Unilever, Nestlé, Novartis e Pernod Ricard.
A startup ganhou aporte dos fundos Chromo Invest, Quartz Investimentos entre outros investidores.
Na opinião de Daniel Prianti, Co-Founder & CSO da BPool, os profissionais de procurement tiveram um grande desafio nos últimos anos, quando muitos processos precisaram se adaptar às novas rotinas de trabalho remoto.
“Os setores de compras são os decisores na contratação de fornecedores externos. Com as repentinas mudanças na rotina das organizações nos últimos anos foi necessário achar modelos para diminuir a burocracia e criar ainda mais efetividade na escolha dos parceiros. Por isso, a plataforma EGM é tão necessária, pois ela possibilita eficiência e simplicidade de processos”, detalha.
A transformação digital dos processos de contratação e gestão de serviços de marketing proporcionou ganhos exponenciais em inovação, criatividade e eficiência.
A plataforma tem dezenas de escopos pré-definidos e um algoritmo de matching preciso para conectar cada projeto ao parceiro especialista naquela disciplina e mercado.
Foi com esse desafio que o grupo farmacêutico Novartis buscou a solução da BPool para obter ainda mais inovação e criatividade para suas marcas.
Desde que começou a centralizar as contratações na plataforma da BPool, a Novartis conseguiu multiplicar por dez a oferta de agências, boutiques e estúdios parceiros de comunicação e diminuir em 80% a base de fornecedores criativos cadastrados.
Dessa maneira, a farmacêutica experimentou uma otimização de 15% em verbas de marketing em um período de só 3 meses.
A escolha do parceiro virou um processo simples e rápido, o que permite a centralização de processos desde o planejamento da campanha até o pagamento dos fornecedores, o que gera economia de tempo, custos e recursos para todas as partes envolvidas.
Ainda no case da Novartis, por meio da curadoria da BPool, a área de marketing da empresa passou a ter acesso a um ecossistema de centenas de pequenas agências criativas com expertise em vários segmentos, incluindo o farmacêutico, o que ajuda a aumentar a qualidade dos serviços enquanto gera otimização e eficiência no que se refere ao compliance.
A partir da análise de dados dentro da plataforma foi possível acompanhar de forma rápida os custos, projetos e fornecedores e inteligência de dados nos investimentos de marketing.
“As plataformas EGM conquistam seus clientes com a simplificação e rapidez de processos. Ter em um só lugar todos os dados necessários para análise dos investimentos de marketing e avaliação de performance dos fornecedores, auxilia na performance e entrega do procurement”, aponta Beto Sirotsky, Co-Founder & COO da BPool.
Com a simplificação de cadastros, há um único supplier / relação jurídica para o acesso a múltiplos suppliers, o que torna a plataforma um meio de proporcionar economia e ganhar eficiência na gestão de fornecedores de serviços de marketing.
”Com a plataforma da BPool há mais homologação de novos parceiros, contratos com cada um e pagamentos espalhados, tudo se centraliza na nossa plataforma, além disso, oferecemos facilidade na governança da categoria selecionada para atuação”, conclui Beto Sirotsky, Co-Founder & COO da BPool.