Criar um shopstreaming não é difícil e o custo, relativamente baixo, se comparado com outras estratégias de vendas.
Você vai precisar, principalmente, de uma plataforma que realize transmissões de eventos ao vivo pela internet –inclusive, existem no mercado alguns programas para fazer live gratuitos.
Audiência
Identifique o perfil dos espectadores da sua live de vendas. Isso ajudará você a definir os produtos ofertados, a linguagem da apresentação e os canais em que a atração pode ser divulgada.
Plataforma
Faça sua transmissão de live commerce na rede social na qual sua marca já possui um maior número de seguidores.
Mídias sociais como Facebook, Instagram, YouTube, Twitch e TikTok oferecem a possibilidade de criar lives.
Para ter ferramentas mais completas e otimizar sua transmissão ao vivo, vale a pena considerar o uso de um software de streaming.
Divulgação
Nas suas redes sociais, promova o dia, o horário e o canal em que a live será exibida, destacando algo que motive o público a assisti-la (um desconto, por exemplo).
Você também pode divulgar sua live por meio de mensagens, usando sistemas de SMS em massa, ou por meio de uma newsletter com ajuda de ferramentas de e-mail marketing.
Produtos
O shopstreaming é mais adequado para produtos físicos. Na hora de selecionar os produtos e as ofertas que serão apresentados na live, tenha em mente o público-alvo mais abrangente da plataforma escolhida, além do conteúdo a ser abordado.
Uma boa maneira de definir produtos é analisar dados para identificar aqueles com maior e menor saída a partir de compras passadas.
Apresentadores
Engajamento é a palavra-chave, portanto vale a pena considerar uma pessoa com um bom relacionamento com o seu mercado.
Pode ser um apresentador ou alguém não profissional que tenha uma boa conexão com a marca ou os produtos anunciados.
Estoque
Mantenha o seu estoque sincronizado com o canal de vendas. Sistemas ERP são extremamente úteis para manter diferentes setores conectados, evitando assim que você promova um produto que está esgotado em seu portfólio.
Promoção
Nestas campanhas, é comum que além de apresentar produtos, varejistas também invistam em ações promocionais.
Você pode oferecer descontos em todos os itens que aparecerem na live, promover cupons de desconto ou brindes para quem comprar determinado produto.
Cenário
Uma sugestão é não pecar pelo excesso para não tirar o foco dos produtos, mas também não seja minimalista demais a ponto de desencantar o espectador.
Equipamentos
A qualidade do áudio e do vídeo de um streaming de vendas também é um fator muito importante. O planejamento cuidadoso da ação pode ter resultados negativos se a execução não tiver o mesmo cuidado.
Desafios técnicos
Mas como nem tudo são flores, produzir uma live pode ser algo complexo e que envolve diversas tecnologias.
Além dos desafios impostos pela produção de uma live, é preciso também estar de olho para que o e-commerce esteja preparado para receber esse alto fluxo de clientes.
Em primeiro lugar, é preciso manter o produto sempre em estoque.
Por isso, há ferramentas inteligentes, como o 2Buy, que direcionam os consumidores para os centros de distribuição mais próximos e que possuem o produto escolhido em estoque, afastando as grandes perdas geradas pela indisponibilidade de estoque.
Nas lives isso pode acontecer por meio de um QR Code, por exemplo.
Agora com todas essas dicas você já pode produzir seu próprio live commerce e embarcar de vez nessa movimento digital de vendas.
Foto: Diego Ubila