Estado de São Paulo

Secretaria de Cultura anuncia cursos profissionalizantes gratuitos focados no setor de eventos

O projeto busca minimizar a falta de mão de obra qualificada no mercado por meio do CULTSP PRO

Secretaria de Cultura anuncia cursos profissionalizantes gratuitos focados no setor de eventos

Nesta quinta-feira (30), o Promoview esteve no evento de lançamento de uma iniciativa inédita da Secretaria de Cultura, Economia e Industrias Criativas do Estado de São Paulo. Agora, o CULTSP PRO, com gestão do IDG, disponibilizará gratuitamente o primeiro programa de cursos e formação profissional focados no setor de eventos.

Marília Marton, Secretária da Cultura de São Paulo, Raquel Verdennaci, Diretora do CULTSP PRO, Juan Pablo de Vera, membro da Academia Brasileira de Eventos, Álvaro Aoas, Diretor da DIVERTI e Ricardo Piquet, Diretor Presidente do IDG, realizaram o anuncio.

Com a iniciativa, a instituição busca fomentar a empregabilidade, fortalecer o mercado com profissionais qualificados e impulsionar o desenvolvimento econômico da cadeia produtiva da cultura e da indústria criativa. Além da coletiva, as empresas e entidades parceiras também assinaram um protocolo de intenções, oficializando o compromisso com o desenvolvimento do projeto.

“Estamos aqui para montar e customizar os formatos da melhor maneira possível, porque as necessidades de um evento podem complementar as de outro. Essa transversalidade é o que fará com que esse programa vá além deste governo, desta secretaria e deste momento inicial. Ele deve criar uma estrutura de transformação para a cadeia produtiva da indústria criativa, anunciou Marília Marton, Secretária da Cultura de São Paulo.

Anuncio de cursos profissionalizantes para o setor de eventos da CULTSP PRO

O atual setor de eventos

Segundo Raquel Verdennaci, Diretora do CULTSP PRO, a ideia nasce de uma demanda do mercado por mais profissionais qualificados na área de eventos. O diagnóstico encontrou uma falta de mão de obra habilitada para funções técnicas e operacionais; necessidade de lideranças capacitadas e uma deficiência na formação de habilidades comportamentais.

“Por isso, iniciamos o ano com uma parceria muito objetiva: mapear as necessidades de qualificação do setor de eventos, oferecer cursos gratuitos de acordo com essa demanda e entregar mão de obra capacitada ao mercado. É um modelo de ganha-ganha, como debatemos em várias reuniões que antecederam este encontro”, disse em declaração.

Esse déficit acontece não só na capital, mas em todo o estado, o que motivou a abrangência do programa. Ainda de acordo com Marília, o foco é na entrega de experiências transformadoras para o público.

“O que fazemos aqui é preparar pessoas para que essas experiências sejam as melhores possíveis. Para que elas possam ficar no estado de São Paulo, sem precisar sair do interior para buscar oportunidades na capital. Queremos levar mais eventos para o interior e garantir que todos tenham acesso à cultura, que é um direito constitucional”, apresentou a Secretária de Cultura.

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Durante a coletiva, foram relevados os primeiros três blocos do projeto de qualificação profissional no setor produtivo de eventos. A trilha inclui desde cursos rápidos e intensivos, com carga horária de 16 horas, até formações mais robustas e aprofundadas, visando a qualificação para diferentes perfis e necessidades do mercado. Por conta da parceria com as entidades e instituições privadas, os profissionais sairão direto para o mercado de trabalho.

  1. Curso de Formação para Líderes Operacionais de Eventos (inscrições em fevereiro):
  • Parceria com a Diverti e o Instituto Compromisso com o Desenvolvimento Humano;
  • 60 vagas disponíveis;
  • Carga horária aproximada de 16h;
  • Presencial.

2. Pacote de cursos em parceria com diversas entidades (inscrições a partir de 10 de março):

  • “A importância dos eventos no desenvolvimento de um destino”, parceria com o Visite São Paulo Convention Bureau;
  • “Capacitação em patrocínios para eventos B2B e B2C”, parceria com a ABRAF;
  • “Montagem de estruturas cenográficas em eventos”, parceria com a ABRACE;
  • “Design de experiências e eventos de marca”, parceria com a AMPRO.

3. Mercado de eventos: Oportunidades e Carreiras”

  • Enfoque teórico e prático sobre eventos como ferramenta estratégica de negócios;
  • Abrange diversos segmentos: corporativo, incentivos, congressos, feiras, esportes, cultura e outros;
  • Carga horária aproximada de 40 horas.