Em 2024, o dia 11 de agosto marca o fim das Olimpíadas, mas também uma das sazonalidades mais importantes do varejo: o Dia dos Pais. No ano passado, a data foi a 6º maior em faturamento, segundo o Índice de Preços da FGV, podendo ser um fator diferencial na hora das empresas fecharem as contas ao final do semestre.
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) trouxe alguns dados que comprovam que a data comemorativa continuará a render bons números:
- O Dia dos Pais de 2024 pode movimentar R$25,56 bilhões no Brasil;
- 32% dos entrevistados planejam gastar mais dinheiro do que em 2023 e 35% querem manter o mesmo valor;
- 69% dos entrevistados compram em lojas físicas.
Mar de possibilidades
O mercado está repleto de diferentes ações e campanhas, mas existem fatores que constroem boas conexões. Um grande exemplo é a campanha de Dia dos Pais do Grupo Boticário, que conquistou um Leão de Bronze em Cannes na categoria Glass, a qual reconhece trabalhos de impacto sobre desigualdade de gênero.
A marca propôs a equidade de gênero no ambiente corporativo referente à licença maternidade por meio do conceito “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”. Além de buscar gerar o impacto positivo, outros mecanismos também podem trazer destaque em meio ao mercado.
Marcelo Boschi, coordenador do MBA em marketing da ESPM, traz dicas sobre o assunto: “Em primeiro lugar, é fundamental identificar sua categoria ou setor de atuação. Defina seus pontos de paridade, ou seja, quais fatores são comuns no setor. Este ponto é fundamental para ser reconhecido em determinada categoria”.
“Depois aponte seus pontos de diferenciação, aqueles que identificaram apenas sua marca para seu público. Quais atributos ou benefícios são exclusivos de sua marca?”, continua o profissional.
É primordial lembrar que a chave para o Dia dos Pais também está em segmentar o público alvo correto, seguindo a abordagem STP. “Usamos a expressão STP: segmentação, target e posicionamento. As marcas precisam descobrir seu público”, explica Marcelo.
E o Live Marketing?
O Live Marketing traz a oportunidade da marca criar uma memória afetiva em seu público. Assim como explicou Nina Sálvia, Líder de Marketing e Comunicação da Vanish (Reckitt) no podcast Na Escuta. Dessa forma, em uma ação de Dias dos Pais, por ser uma data familiar, é interessante criar momentos que possam ser vividos em conjunto. A ativação vira especial só de ser compartilhada com um ente querido.
A Option Box acrescenta bons insights: 59% das pessoas pretendem presentear na data, sendo que 33% fazem compras na semana anterior. Ou seja, ainda existe tempo para se conectar com o público por meio de experiências de marca durante a data.
Conseguimos citar algumas ações que já estão em curso, como a barbearia itinerante da Philips. Além de proporcionar cuidados pessoais, a ação também oferecerá jogos, cafés, prêmios e permitirá que os filhos escrevam cartas que a marca enviará aos pais.
Durante a partida entre São Paulo e Flamengo pela 21° rodada do Brasileirão, a Natura realizou a ação “A Voz do Juiz”. Inspirada pelo estudo “Meninos: Sonhando os homens do futuro”, o ex-árbitro Leandro Vuaden entrou em campo com o filho Felipe, convidando o público masculino a refletir sobre as regras do jogo da paternidade. Após a mensagem, um bandeirão ocupou parte da arquibancada do estádio com a frase “E se nós cuidássemos mais uns dos outros?” .
Ademais, outras formas de celebração estão previstas. Em comemoração à data, a Sorvete Brasil lançará um sabor exclusivo do doce. Também durante o dia 11, haverá uma roda de samba com jogadores de futebol no Morumbi Town Shopping, em São Paulo, e uma degustação de vinhos no Shopping Dom Pedro em Campinas.