Fornecedores

Checon Locações celebra 24 anos com mais de 30 mil eventos atendidos

Conheça a trajetória da empresa que começou como uma pequena locadora e atualmente entrega em eventos como o Lollapalooza e Websummit

No mês de maio, a Checon Locações comemora 24 anos de história e sucesso. São mais de 30 mil eventos atendidos, entre eles grandes eventos de música — The Town e Lollapalooza, por exemplo — e muitos congressos. Além disso, conta com mais de 35 mil peças em estoque e possui o maior estoque de móveis de madeira do Brasil.

Checon Locações 24 anos

Atualmente, a Checon Locações oferece várias soluções para agências de eventos, promotores e clientes corporativos, como os novos mobiliários, ar condicionado, refrigeração, montagem modulares de camarins e acessórios. Para o fundador Luciano Checon, o diferencial da empresa é oferecer uma solução completa. “Os produtores ficam muito felizes porque ao invés deles buscarem em 4, 5 ou até 6 fornecedores, eles buscam a gente. Isso agiliza a pré-produção e a própria produção”, conclui Luciano Checon.

Carol Carvalho, produtora que entregou mais de cinco Lollapalooza em parceria com a Checon, concorda. “No Lollapalooza, a gente sempre tem milhares de mobiliários para distribuir, e a Checon nos ajuda todos os anos. É uma parceria, a gente sabe que eles vão dar um jeito de fazer acontecer”, compartilha.

Em um mercado cada vez mais exigente, a empresa segue evoluindo e se destacando. Atualmente, conta com frota própria de caminhões e furgões, com o fim de facilitar o transporte e evitar atrasos. Além disso, os profissionais são qualificados para atender às particularidades de cada evento, oferecendo soluções completas adequadas ao budget de cada cliente.

Relações de longa data

Assim como Carol Carvalho, que conta com a Checon Locações há mais de cinco anos, muitos clientes permanecem em contato após as boas entregas. É o caso de Luís Gustavo Affonseca, sócio-diretor da Musicalize. “Eu conheci o Luciano em um show que eu fiz do Iron Maiden em 2009 e essa relação nossa foi tão boa que hoje eu não consigo imaginar fazer produção sem ter a Checon do meu lado. Eu sei que posso contar com eles para o que precisar”, diz o executivo. O sócio-diretor reforça que o sucesso de uma empresa de eventos depende de um bom squad de fornecedores.

Da mesma forma, Roberto “Miúdo” Nascimento, Gerente de Conteúdo do Allianz Parque, brinca que a Checon ‘faz milagres’. “Tem uma história curiosa de um sábado à noite em que foi preciso mobilizar uma centena de bistrôs para o domingo de manhã. Ligamos para a Checon e fomos atendidos, o evento aconteceu e isso fortalece muito a nossa parceria”, conta o Gerente de Conteúdo.

A produtora Fabiana Toschi complementa: “liga para eles que eles resolvem”. Ela conta de um episódio em que foi deixada na mão por outro fornecedor e a Checon a salvou ao conseguir 4 mil cadeiras iguais de um dia para o outro. “Eles não só me ajudam, mas me salvam”.

Evolução da Checon Locações

Fundada na data simbólica do Dia do Trabalho, em 2000, a empresa teve sua primeira entrega na Feira Mecânica, no pavilhão do Anhembi. Desde então, a Checon Locações, inicialmente uma pequena locadora de ares condicionados e frigobares para estandes de feiras, se transformou em um dos principais nomes no setor de locação de mobiliário para eventos.

“Lembro dos olhares meio assustados ou até irônicos das pessoas no Anhembi, quando eu entrava no pavilhão com um Gol vermelho com um engate, puxando uma carretinha com alguns ares condicionados e frigobares”, conta Luciano Checon, fundador da empresa. O nome da empresa faz homenagem ao avô de Luciano, Fernando Checon, que deixou de herança um pequeno terreno em Valinhos-SP. Foi com a venda desse terreno que Luciano deu os primeiros passos da locadora.

Pouco tempo depois, Luciano percebeu que o mercado de locação de mobiliário para eventos carecia de variedade. Com o fim de inovar, o fundador contratou uma consultora de uma galeria de arte, uma sacada que fez toda a diferença. Sob a orientação da especialista, a Checon Locações trouxe os primeiros sofás modelo “Le Corbusier” para eventos, até então restritos a residências elegantes e galerias de arte.

“Fiquei feliz de ter sido o pioneiro em 2004 a introduzir móveis de design em eventos corporativos e feiras, mas triste por ter sido muito copiado no setor, com modelos falsificados. Eu trazia as cadeiras originais da Itália”, explica Luciano.

Atualmente, com mais de 24 anos de história, a Checon marca presença em eventos como shows do Coldplay, Taylor Swift, festival The Town, Lollapalooza e diversos congressos. Recentemente, foi uma das locadoras de mobiliário oficiais do Websummit no Rio de Janeiro.