O Acre Clube, uma instituição reconhecida por sua tradição em esportes, lazer e cultura, e situada no bairro do Tucuruvi, em São Paulo, tem como missão promover e apoiar a prática do Futebol para Amputados.
Em colaboração com o Instituto Alessandra Oliveira, uma entidade afiliada à CBFA (Confederação Brasileira de Futebol para Amputados), e com o respaldo de empresários locais, o clube anuncia a formação da primeira equipe representativa da capital paulista nesta modalidade.
Hoje em dia, o Brasil conta com 24 equipes de futebol para amputados, evidenciando o crescimento e aceitação desse esporte adaptado.
Em funcionamento há apenas um mês, o Acre Clube Futebol para Amputados já possui um elenco composto por 13 jogadores de linha e 3 goleiros, dos quais 3 já fazem parte da seleção brasileira nesta categoria esportiva adaptada: Alan Eduardo, Alex Firmino (atacantes) e Wesley Magalhães (zagueiro).
Logo na estreia oficial em competições, a equipe do Acre Clube surpreendeu ao derrotar o time Mamonas Assassinas por 12 a 0, demonstrando o potencial promissor para futuras competições.
“Nosso desejo é divulgar a modalidade de forma mais segura, coesa e transparente, criando um ambiente onde cada atleta possa se destacar, viver seu sonho no futebol e inspirar outros a seguir o mesmo caminho, sem enfrentar as dificuldades muitas vezes associadas à falta de suporte. Com apenas um mês e três atletas já integrando a seleção brasileira, o time se destaca como um centro de excelência para o esporte. Esse é o legado que queremos deixar”, detalha Wilson Padula, coordenador de futebol do Acre Clube Futebol para Amputados.
O Acre Clube Futebol para Amputados simboliza a força, destreza e dedicação dos atletas com deficiência, que enfrentam desafios singulares no mundo esportivo. Esta iniciativa não apenas oferece uma oportunidade para amputados praticarem futebol, mas também promove a inclusão e derruba barreiras.
Além de fomentar a inclusão, o clube transforma vidas e redefine o destino daqueles que passaram por amputações ou nasceram com malformações congênitas.
“O apoio que recebemos é mais do que patrocínio; é a oportunidade de superar desafios e esquecer as dificuldades ao nos dedicarmos a algo tão incrível como o esporte adaptado. Esses projetos nos proporcionam momentos inexplicáveis, nos tiram de casa e nos fazem viver experiências únicas.”, revela o zagueiro Wesley Magalhães.
O time tem o apoio de pequenos e médios empresários da zona norte de São Paulo, incluindo a Brandtruck.
“É um privilégio poder fazer parte desse projeto incrível, que não apenas fortalece o time em sua jornada esportiva, mas também destaca a necessidade de apoiarmos esses atletas amputados, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e igualitário, e incentivando outras organizações a seguirem esse exemplo valioso.”, ressalta Marcello Borgerth, CEO da Brandtruck.
Os outros patrocinadores são RMC Instalações Hidráulicas e Elétricas LTDA, Rasa Estruturas Metálicas LTDA, Rei dos Cordeiros Grill, Lopes Kalil Engenharia e Comércio Peloso Empreendimentos Imobiliários, Erpflex Software CIL – Colégio Imperatriz Leopoldina, e OFL Sports.
Foto: Divulgação