Cada vez mais integrado no cenário esportivo nacional, o Banco do Brasil comunica seu respaldo aos novos praticantes de skate no Squad BB. O grupo é formado por uma ampla gama de atletas que abraçam a modalidade em sua totalidade, celebrando a cultura e o estilo de vida do skate. Assim, a diversidade torna-se o pilar central do Squad, contando com membros de diferentes gêneros, idades, etnias e regiões do Brasil, cada um com sua contribuição única para o universo do skate.
O Squad BB de Skate já contava com a presença de Bob Burnquist, uma lenda global da modalidade, e Rayssa Leal, medalhista olímpica, além dos jovens talentos Filipe Mota e Marina Gabriela. Agora, novos integrantes se somam à equipe: Augusto Akio, Raicca Ventura, Felipe Nunes, Davison Fortunato, Dani Martins e Fernando Araújo.
A seleção destes atletas foi realizada por meio de uma curadoria especial, na qual o desempenho e a quantidade de medalhas conquistadas ao longo das carreiras não tiveram prioridade. “Nessa escolha, consideramos o que cada atleta representa para o esporte e como contribui para a sociedade, quebra barreiras e inspira as novas gerações, dentro da nossa diversidade. Para o Banco do Brasil, investir no esporte não se limita apenas a resultados em pódios. O objetivo principal é apoiar e motivar os atletas e modalidades, tornando-os agentes de transformação capazes de impactar vidas, já que são fontes de inspiração e influenciam as futuras gerações”, comentou Tadeu Figueiró, executivo de marketing do Banco do Brasil.
O primeiro encontro oficial que reuniu todo o Squad BB ocorreu em Salvador, durante o festival ‘Tamo Junto Nesse Game’, em agosto deste ano. No evento, os atletas realizaram uma prévia do Circuito Banco do Brasil de Skate, que terá início ainda em 2023, proporcionando um espetáculo de manobras para o público.
Raicca Ventura, 16 anos, é uma das grandes promessas para a medalha olímpica na modalidade Park em Paris 2024. A jovem do ABC Paulista já conquistou diversos títulos e atualmente ocupa o sexto lugar no ranking mundial de skatistas, sendo a primeira brasileira na classificação.
Dani Martins, 14 anos, natural de Manaus, Amazonas, também faz parte do time feminino do Squad BB. Integrante da Seleção Brasileira Júnior de Skate, Dani vem aprimorando suas habilidades nas manobras e técnicas, conquistando seu espaço na cena da categoria street ao lado de Rayssa Leal e Marina Gabriela. “É incrível poder representar o Amazonas em parceria com o Banco do Brasil. Estou animada para os próximos desafios com essa colaboração”, comentou a atleta.
Por sua vez, Felipe Nunes e Fernando Araújo ingressam no Squad para inspirar e demonstrar que não há limites no skate. Felipe, com 23 anos, apoiado por Tony Hawk, perdeu as duas pernas aos seis anos de idade enquanto brincava em um trilho de trem. O curitibano, medalhista nos X-Games (o principal campeonato de esportes radicais do mundo), almeja competir tanto nos Jogos Olímpicos quanto nos Paralímpicos. “Tenho certeza de que fazer parte do Squad BB me aproximará mais do meu sonho, além de inspirar muitos outros atletas com deficiência a perseguirem seus objetivos”, comentou.
Enquanto isso, Fernando, conhecido como Skatista Cego, é uma das principais referências do skate adaptado, tendo desenvolvido métodos próprios, juntamente com seu técnico Léo Scott, que envolvem o uso de uma bengala-guia enquanto anda de skate. “Minha paixão pelo skate começou na infância, quando jogava Tony Hawk com meu irmão. Hoje, ser patrocinado pelo Banco do Brasil é a realização de um sonho”, afirmou o carioca de 29 anos.
O paulistano Davison Fortunato, com 32 anos, não só executa manobras impressionantes, mas também incorpora o estilo de vida do skate em todos os lugares. Ele é apresentador do SLS (Street League de Skate) e está profundamente envolvido em causas sociais que promovem a diversidade, a igualdade de gênero e a valorização da cultura urbana. “Acredito plenamente no propósito do Banco do Brasil de diversificar o Squad. É incrível ver todos progredindo com mais apoio; é disso que precisamos”, declarou.
Já o curitibano Augusto Akio, de 22 anos, atualmente é o segundo melhor skatista do mundo na modalidade Park, sendo uma das principais promessas para conquistar uma medalha olímpica em Paris 2024. Além de se destacar no skate, Akio também se aventura no circo e sempre surpreende nos campeonatos ao realizar malabarismos sobre as quatro rodas, oferecendo muito talento e carisma.
Foto: Divulgação