Equidade de gênero

Mastercard promove a visibilidade do futebol feminino em nova campanha

Além da CONMEBOL, diferentes modalidades esportivas, atletas e intuições também constituem o portfólio de patrocínios da marca

Comprometida em promover a diversidade e a inclusão no futebol, e reforçando seu compromisso com o esporte, a Mastercard convidou a jogadora de futebol feminino Duda Sampaio para estrelar o filme de lançamento da nova campanha. Dessa forma, a ação pretende alertar para o fato de que o reconhecimento e visibilidade dados às mulheres é incomparavelmente menor do que o atribuído aos jogadores homens.

Há mais de 25 anos, a Mastercard tem se dedicado a promover o avanço das mulheres nos esportes, especialmente no futebol. Nosso foco é reconhecer as atletas e aumentar a visibilidade do futebol feminino. Contribuindo não apenas para a equidade de gênero nas competições, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Além de inspiradora e justa”, explica Taciana Lopes, VP Sênior de Marketing e Comunicação da Mastercard no Brasil.

Se alguém te dissesse que uma das maiores jogadoras de futebol do Brasil, ganhadora da Medalha de Prata em Paris, Bicampeã Brasileira, Campeã Estadual, Bola de Prata 2024 e campeã da CONMEBOL Libertadores Feminina passou mais de 5 horas em uma loja de artigos esportivos sem ser reconhecida.

Sabemos o que acontece quando um ídolo do futebol resolve sair de casa. E quando esse ídolo é uma mulher? Esse contraste, presente em vários níveis do esporte, reflete a disparidade de reconhecimento entre os gêneros e a importância de celebrar as jogadoras. Precisamos transformar essa narrativa. Por isso decidimos lançar essa campanha para aumentar o reconhecimento das jogadoras ao mesmo tempo que oferecemos uma ação concreta para ajudá-las”, afirma Taciana.

Compromisso com o esporte

Além de patrocinar a CONMEBOL Libertadores Feminina e Masculina, a Mastercard foi a primeira patrocinadora da história da Copa América Feminina 2022. O campeonato teve pela primeira vez uma premiação em dinheiro para a seleção campeã (US$ 1,5 milhão/ aproximadamente 8 milhões de reais) e troféu em formato NFT às 25 jogadoras eleitas Jogadoras da Partida.

Na última década, a Mastercard desenvolveu um portfólio esportivos feminino abrangente, contando investimentos significativos no tênis, golfe, futebol e rugby. Além do patrocínio de jogadoras, equipes e eventos, e doações para instituições não governamentais no Brasil. A empresa também participa do Pacto Pelo Esporte, que tem o objetivo de tornar o ambiente esportivo mais atraente e seguro para os investidores.

Além disso, a marca também firmou uma parceria com a CBF Academy, divisão educacional da Confederação Brasileira de Futebol, para apoiar a inserção de mais mulheres nos quadros profissionais ligados ao esporte.  Ainda em parceria com a CBF, a Mastercard desenvolveu a série Elas em Campo de 11 vídeos curtos com depoimentos de mulheres que trabalham na delegação da Seleção Brasileira Feminina de Futebol. 

Experiências exclusivas

Recentemente, a Mastercard lançou a plataforma Torcida Surpreenda para divulgar os novos benefícios relacionados ao futebol como parte do Mastercard Surpreenda, seu programa de fidelidade. Com o mote “Compartilhar a mesma paixão: não tem preço”, a campanha conta com experiências que serão disponibilizadas no Mastercard Surpreenda por meio da troca de pontos.

Os consumidores terão a chance de participar e resgatar recompensas como assistir à final da CONMEBOL Libertadores Masculina em Buenos Aires e assistir à semifinal na casa do Láctea, influenciador, em São Paulo.

Assistir à final da CONMEBOL Libertadores: Experiência ocorrerá no dia 30 de novembro, em Buenos Aires. Assim, para participar, os consumidores precisarão acumular 10.000 pontos para resgatar um par de ingressos. Ao todo, serão disponibilizados 4 pares de ingressos na plataforma.

Conscientização e contribuição

Da mesma forma, um dos pilares da campanha será a conscientização sobre a diferença de audiência no cotidiano e nas redes sociais das jogadoras. Quanto mais seguidores, maiores são as chances de uma jogadora fechar contratos e permanecer em evidência. Aproveitando o evento como palco, a Mastercard convoca o público a se engajar nas redes sociais das atletas para ajudar a mudar essa realidade.

Além disso, um movimento especial dentro da campanha contará com atletas de times rivais. Elas trocarão “biscoitos”, elogiando e promovendo umas às outras nas redes sociais, numa demonstração de que a rivalidade fica apenas em campo. A campanha também inclui mídia na Record News TV e Youtube e Mulheres Positivas.