O Boticário anuncia um patrocínio inédito à 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins, um evento reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A marca, que já apoiava o festival desde 2018, agora assume o papel de marca oficial de beleza do evento, reforçando seu compromisso com a identidade do povo amazonense ao celebrar um dos espetáculos mais aguardados do Brasil em 2024.
Entre os dias 28 e 30 de junho, o Boticário se une à população de todo o país na Ilha de Parintins para participar dessa festa tão esperada anualmente – espera-se que este ano o festival receba cerca de 120 mil visitantes, superando a estimativa de 2023.
Atento a esse contexto e comprometido em difundir o regionalismo da região para todo o Brasil como patrocinador oficial do evento, o Boticário adota uma estratégia de comunicação abrangente, priorizando a jornada do consumidor do Amazonas até as experiências nos três dias de festival.
Para isso, a marca destaca a beleza do festival em atividades prévias, durante e após o evento, com ações que buscam ir além da presença nas ruas de Parintins e no Bumbódromo, estendendo-se a festas pela região que reforçam o aspecto cultural do Festival.
De acordo com Jacqueline Tobaru, Diretora de Marketing Regional do Boticário, mais do que simplesmente oferecer produtos, a marca visa proporcionar experiências inovadoras, estabelecendo uma conexão que não apenas fortaleça sua identidade na região, mas também amplifique o regionalismo e a relevância do evento para todo o Brasil.
“Nós temos orgulho em dizer que fomos a primeira marca de beleza a ter um olhar realmente próximo ao Festival de Parintins. Desde 2018, nós estamos empenhados em construir um posicionamento forte e próximo à cultura local, já que o festival carrega o propósito que dialoga diretamente com um dos nossos pilares mais importantes enquanto marca: as relações humanas. Neste ano, com o patrocínio, nós queremos estabelecer um novo patamar de atuação da marca, celebrando a beleza que só se encontra em Parintins”, afirma Jacqueline.
O Boticário marcará presença nas festas oficiais dos bois Garantido e Caprichoso, tanto em Manaus quanto em Parintins. Isso inclui o lançamento do álbum de toadas, que apresenta o repertório selecionado por cada boi para os dias de apresentação no evento.
Para os dias oficiais do festival, a marca planeja ativações imersivas, incluindo um espaço de beleza no Clube Kwati, inspirado no triciclo, um meio de transporte icônico de Parintins. Esse espaço contará com produtos selecionados que representam as cores de cada boi, visando envolver as duas torcidas. Além disso, aqueles que estiverem nas filas para entrar no Bumbódromo terão a oportunidade de experimentar alguns produtos da marca.
Identidade cultural e visual
Neste ano, a marca integra à sua identidade visual para o Festival elementos locais, destacando as cores vibrantes azul e vermelho, que representam os bois Caprichoso e Garantido, respectivamente. Ao mesmo tempo, adiciona o verde, cor principal da marca, por meio de ilustrações e peças de campanha que incorporam elementos da Floresta Amazônica, como plantas, folhas e penas.
Os desenhos e traços são concebidos pelo artista visual parintinense Pito Silva, vencedor do concurso “Mural Bumbódromo”, responsável pela nova fachada do Bumbódromo em 2024.
“Nós procuramos evoluir nossa identidade visual e, ao mesmo tempo, celebrar a riqueza cultural de Parintins, ao trazer o Pito para a criação das peças. Suas inovações nos ajudam a contar a narrativa da nossa presença na ilha”, explica Jacqueline.
Presença constante
O Boticário participa do Festival de Parintins desde 2018 como apoiador, sendo reconhecido como a Perfumaria Oficial do evento. Anualmente, a marca organiza ativações itinerantes com testes de produtos e distribuição de brindes.
No ano de 2023, por exemplo, a presença da marca foi marcante com um espaço na Praça da Catedral, inspirado no Bumbódromo, projetado para celebrar a festa e promover a inclusão. O espaço contava com recursos de áudio descrição, textos em braille e rampas de acesso, permitindo que todos os visitantes pudessem participar plenamente. Lá, os visitantes podiam desfrutar de um camarim com serviço de maquiagem inspirada nas cores de cada boi, além de ter a oportunidade de criar conteúdo em câmera 360º e aplicar tatuagens temporárias inspiradas nos bois.
“Nós iniciamos nossa presença no festival, em 2018, de forma tímida, entendendo sobre o espetáculo, suas nuances e sua cultura particular. No último ano, nós proporcionamos uma participação mais impactante, cobrindo as ruas de Manaus e também de Parintins, reforçando nosso território de perfumaria oficial e trazendo mais humanização na comunicação de marca com a presença das cunhãs”, acrescenta a Diretora de Marketing.
“Nossa participação ao longo desses anos, foi de extrema importância para entendermos o nosso papel como marca de beleza nas tradições e na diversidade cultural da região. Em 2024, estamos determinados em fortalecer ainda mais essa conexão, honrando as raízes do festival e promovendo experiências únicas e inesquecíveis”, finaliza Tobaru.
Fotos: Divulgação