Para o lançamento da primeira collab de maquiagem inspirada em Harry Potter da América Latina, Quem Disse, Berenice? apostou em uma campanha 360° com formatos inovadores. Com uma estratégia robusta, a marca trouxe uma série de ações, que materializam a conexão entre os universos de Harry Potter e da maquiagem.
QDB? trouxe para o Brasil um formato inédito do Pinterest. Por meio de uma jornada gamificada, a marca promoveu uma ação interativa com o consumidor de “caça aos cupons”, ao esconder benefícios exclusivos para os usuários da plataforma em pins especiais da collab mais aguardada do ano.
Experiência gamificada
Esta abordagem estratégica também está alinhada a um movimento do mercado voltado para a gamificação das campanhas. Estudos recentes da Mambo Enterprise Gamification Software mostram que experiências gamificadas podem aumentar as taxas de engajamento em até 100% e o tempo de permanência dos usuários em apps ou sites em 30%. Além disso, ainda segundo o levantamento, campanhas que contam com esta interatividade podem elevar as taxas de conversão em 50%, gerando não apenas desejo, mas ação direta.
“Optamos pelo Pinterest devido ao seu potencial de criar experiências imersivas que conectam o consumidor ao universo da marca de maneira interativa. A gamificação, por sua vez, garante que a experiência seja lúdica e envolvente, refletindo a atmosfera da franquia e amplificando o potencial de engajamento do público”, afirma Marcela de Masi, Diretora Executa de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
FOMO como estratégia
O drive de todas as ações da campanha de lançamento da coleção Quem Disse, Berenice? e Harry Potter foi a geração de desejado atrelada ao sentimento de FOMO (fear of missing out ou, medo de ficar de fora, em tradução livre). Para a estratégia robusta de lançamento, a marca antecipou as comunicações da collab com uma experiência exclusiva para convidados, em uma sessão fechada na Harry Potter: The Exhibition, onde revelou, em primeira mão, para beauty experts e o fandom da saga, a maior collab da sua história.
Um dos objetivos do evento, além de trazer este lançamento em primeira mão para um público selecionado, foi proporcionar uma experiência imersiva no universo da saga. A estratégia foi desenhada para criar um sentimento de exclusividade e pertencimento, gerando hype e FOMO, convertendo fãs em consumidores e estabelecendo a collab como um marco cultural.
“O consumo de conteúdo de beleza evoluiu. Não basta mais entregar informações sobre o produto. É preciso ir além, criando narrativas que gerem identificação e pertencimento”, afirma Marcela. A executiva destaca a importância das marcas se adaptarem ao novo comportamento do consumidor, que busca integrar conversas relevantes e engajar com conteúdos virais.
A pergunta chave, segundo ela, é: “como fazer o consumidor sentir que faz parte da conversa?”. As marcas que souberem responder a essa questão, estarão melhor posicionadas para gerar conexão e engajamento genuíno com seu público, finaliza.