A Prada, marca de moda de luxo, está colaborando com a Axiom Space para o desenvolvimento dos novos trajes espaciais da NASA. As peças, conhecidas como Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU), são para a missão Artemis III, prevista para 2026, sendo a primeira desde 1972.
“Nossas equipes de elite redefiniram o desenvolvimento de trajes espaciais, estabelecendo novos caminhos para soluções inovadoras e aplicando uma abordagem de design de última geração para o AxEMU”, disse Matt Ondler, presidente da Axiom Space. “Quebramos o molde”.
Os trajes modernizados são, principalmente, para manter os astronautas seguros nas condições extremas do espaço, com uma melhor mobilidade em relação aos designs anteriores.
Traje AxEMU
No comunicado que anuncia o design dos trajes da Prada, a Axiom Space afirmou que eles possuem flexibilidade, desempenho e segurança aprimorados, além de oferecer ferramentas especializadas para as missões dos cientistas da NASA. Dessa forma, o traje aguenta condições extremas, como temperaturas de 54°C a -203°C, poeira lunar e radiação.
“Ele suportará temperaturas extremas no polo sul da Lua, onde a missão será realizada. E resistirá às temperaturas mais frias nas regiões sem sol por pelo menos duas horas. Além disso, os astronautas poderão caminhar por pelo menos oito horas com a proteção necessária”, disse o comunicado.
A colaboração entre a Prada e a Nasa utilizou materiais que garantem flexibilidade e conforto, tornando o traje adaptável para diferentes tipos de corpos. A estética da grife está nos detalhes, como nas listras vermelhas da linha de óculos da marca, que distingue o comandante dos outros membros da tripulação. Para além, a marca utilizou os mecanismos de costura especializados e materiais de alta resistência.
Assim, quando lançada, a missão Artemis III verá a primeira mulher e a primeira pessoa negra a caminhar pela superfície lunar de baixa gravidade. A Axiom Space afirmou que o traje está em fase final de desenvolvimento e já passou por uma simulação pressurizada crítica, a primeira desde o Projeto Apollo.