Mesmo após a matriz nos Estados Unidos anunciar mudanças em sua abordagem à diversidade, equidade e inclusão (DE&I), o McDonald’s no Brasil, operado pela Arcos Dorados, reafirma seu compromisso com essas práticas. A empresa, responsável pela rede em 20 países da América Latina, afirmou ao Meio e Mensagem que continuará investindo em iniciativas que promovam equipes de trabalho diversas e um ambiente inclusivo.
Na última semana, o McDonald’s voltou às manchetes internacionais após a matriz da empresa norte-americana de restaurantes fast-food anunciar que abandonaria as políticas de DE&I no que tange às contratações de novos funcionários. Segundo a empresa, a decisão foi tomada em vista de decisões desfavoráveis à prática na Suprema Corte estadunidense.
Decisão “na gringa” não impacta operações de diversidade do McDonald’s no Brasil
De acordo com o comunicado da Arcos Dorados, o McDonald’s concentra suas ações em cinco pilares: gênero, relações intergeracionais, diversidade sexual, saúde e bem-estar e pessoas com deficiência. A empresa possui diversas certificações na região que servem como afirmação de seu compromisso com a igualdade de gênero, como os selos obtidos na Colômbia e no Chile. Além disso, a companhia adere a iniciativas da ONU relacionadas ao tema.
No pilar geracional, o McDonald’s tem investido em “treinamentos para jovens e mentorias com profissionais mais experientes”, visando promover “a troca de conhecimento e experiências entre as diferentes gerações”. Adicionalmente, a empresa implementou um Guia de Diversidade Sexual, adotou uniformes sem distinção de gênero em todos os países e estabeleceu banheiros inclusivos para clientes e colaboradores.
Por essa razão, ao menos no Brasil, o McDonald’s continuará publicando vagas afirmativas para preencher seus posts de trabalho, ou seja, algumas das ofertas de emprego da marca serão preferencialmente ou exclusivamente voltadas a profissionais negros, LGBTQIAP+, PCDs (Pessoas com Deficiências) e outros públicos marginalizados.
DE&I sob ataque? Não foi só o McDonald’s quem “parou” com o tema
Iniciativas de DE&I se tornaram bastante comuns nos anos recentes e, não raro, uma simples pesquisa em redes sociais profissionais, como o LinkedIn, resulta na identificação de vagas “afirmativas para…”, seguida de algum público específico.
Consideradas uma vitória no campo progressista, as vagas afirmativas são constantemente atacadas pelo público mais conservador, que alega que a mera prática é, em si, um engajamento ao preconceito de forma velada.
O caso do McDonald’s nos EUA não foi o primeiro. Além da rede de restaurantes, outras empresas, como Walmart e Boeing fizeram anúncios parecidos (via O Globo). No Brasil, no entanto, nenhuma dessas marcas se posicionou sobre o assunto.
Estudos sobre este tema ainda são relativamente escassos, mas um levantamento feito pela empresa de análise estatística alemã Statista, em 2021, indica que 65% dos empregados em grandes empresas aprovaram a prática de contratações dentro das políticas de DE&I, afirmando que elas trouxeram benefícios como equalização de salários e distribuição de benefícios mais justa.