Mercado

Mercado reconhece marcas mais influentes no Brasil

A 8ª edição do levantamento “The Most Influential Brands (MIB)”, realizado anualmente pela Ipsos, mostrou as marcas mais influentes no Brasil.

O Google foi eleito a marca com maior influência no Brasil. É o que aponta a 8ª edição do levantamento “The Most Influential Brands (MIB)”, realizado anualmente pela Ipsos com o objetivo de avaliar as marcas e sua influência no cotidiano e comportamento dos consumidores. 

Seguem a liderança do Google, o Youtube (2º lugar) e a Samsung (3º lugar).

Confira as últimas novidades do universo da publicidade aqui.

Leia também: Google vai te ajudar a não tropeçar enquanto mexe no celular.

O ranking com as top 10 inclui ainda: Microsoft (4º lugar), Facebook (5º lugar), Colgate (6º lugar), Nestlé (7º lugar), O Boticário (8º lugar), Mercado Livre (9º lugar) e MasterCard (10º lugar). Os resultados reforçam o alto poder de influência das marcas de tecnologia para os brasileiros.

“A pandemia trouxe novos hábitos e necessidades e, com isso, diversas categorias ganharam relevância. O distanciamento físico necessário neste período, o fechamento de muitas lojas, escolas e atividades comerciais reforçaram a importância já crescente do digital nas nossas vidas.”, comenta Ana Hashizume, Head de Estudos de Saúde de Marca na Ipsos.

“Dentro desse contexto, as marcas que nos permitem nos conectar com os outros, trabalhar, estudar, nos divertir e comprar a distância se fortaleceram.”, complementa.

A pesquisa “The Most Influential Brands” usou seis dimensões para avaliar a influência das marcas: Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade Social, Engajamento e a dimensão estreante Covid-19, que avalia o desempenho das marcas durante a pandemia.

Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, analisa a importância da influência das marcas durante a crise causada pela pandemia. 

“As marcas desempenham um papel fundamental em nossas vidas e essa influência está crescendo. Da assistência durante a COVID-19 à melhoria do nosso bem-estar, as marcas estão transformando as sociedades em que vivemos. Algumas marcas usam sua influência econômica para aliviar problemas sociais e melhorar o planeta.”, explica Marcos.

“Por meio de um propósito que enxerga a pessoa e a comunidade por trás do consumidor, essas marcas visionárias vão muito além da venda de um produto ou serviço. Elas estabelecem conexões emocionais fortes com as pessoas. A influência é um dos ativos mais valiosos que uma marca pode ter.”, complementa o executivo. 

O ranking das 10 Marcas Mais Influentes no Brasil foi apresentado em um evento on-line que contou com um painel de discussão moderado pelo CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari, e com a presença de Patrícia Muratori, diretora do YouTube Brasil; Nelson Malta, diretor de marketing da Colgate; e Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil. A apresentação ficou à cargo de Steve Levy e Ana Hashizume. 

O estudo “The Most Influential Brands” é realizado em 14 países. No Brasil, a pesquisa entrevistou 2.000 pessoas por meio de painel on-line, entre os dias 06 de novembro de 05 de dezembro de 2020.

(Foto: Divulgação)