Na última sexta-feira (1), foi realizado pela Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI), o 6º TMMs Summit, evento exclusivo para buyers, no hotel Royal Palm Hall Campinas, no interior de São Paulo. Com o tema “De volta para o Futuro”, 200 gestores de viagens se reuniram para discutir as projeções para os próximos anos no setor.
À frente da abertura do encontro, Luciana Nogueira e Júlia Brito, board da HSMAI, deram início à agenda destacando o diferencial do evento, que foca completamente no profissional. “O evento foi feito por gestores para gestores”, completa Júlia.
Para apresentar o contexto econômico para os próximos anos, Luis Otávio Leal, economista chefe na G5 Partners, ex-economista Chefe do Banco Alfa e Banco ABC Brasil, exibiu um overview do cenário internacional.
Já os Estados Unidos, segundo o economista, está em um momento importante de decisão sobre a taxa de juros. “O consumidor americano está gastando as reservas que acumulou durante a pandemia e a partir do trimestre que vem, vamos observar se a economia americana entrará em recessão”, reitera.
Para o Brasil, Luis Otávio se diz otimista com o crescimento a curto prazo, uma vez que a projeção do PIB de 2024 está atrelado à arrecadação do setor de serviços, que impacta diretamente na sensação econômica. “Um dos problemas mais sérios da economia brasileira é o crédito. Além disso, o comprometimento da renda do brasileiro está chegando a quase 30% em dívidas, o que faz ele não ter espaço para consumir”, explica Luis. “Apesar disso, o profissional destaca que há movimentos na economia brasileira focados na volta do poder de compra da população, como a baixa de juros e programas como ‘Desenrola Brasil’. “Acredito que esse dezembro vai ser um dos melhores natais dos últimos anos”, completa.