De acordo com o BI Abracorp – Inteligência de Dados, nos três últimos meses de 2020, a companhia área Azul registrou expressivo crescimento de vendas no mercado de viagens corporativas.
A companhia Inicia o ano próxima do market share da Latam – segunda colocada no ranking dos voos domésticos desde março. Ou seja: a tendência é a Azul recuperar o segundo lugar que ocupou em janeiro e fevereiro de 2020.
As principais novidades do mercado M.I.C.E estão aqui.
Leia também: O desafio das viagens de incentivo durante a travessia do Covid-19.
Para Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, a demanda por viagens aéreas nacionais e regionais aponta os primeiros sinais de retomada.
De-outubro a dezembro do ano passado, foi registrado pelo BI crescimento nas vendas para todas as empresas aéreas:
VAR (%) de outubro a dezembro de 2020 | |
GOL | 8,2% |
Latam | 25,6% |
Azul Linhas Aéreas | 23,1% |
Voos regionais
A malha aérea regional que a Azul atende, favoreceu o bom desempenho. Duas outras empresas que ofertam voos regionais também registraram aumento nas vendas em dezembro
CIA. Aérea | Participação |
GOL | 33,9% |
Latam | 33,3% |
Azul Linhas Aéreas | 32,6% |
Outras Cias Aéreas | 0,2% |
Total | 100,0% |
“Mesmo com ainda reduzida participação na movimentação total, é inegável o crescimento da demanda por viagens aéreas nacionais e regionais.”, pondera o presidente do Conselho de Administração, Carlos Prado.
Trechos aéreos
Outros trechos aéreos lideram o ranking das maiores tarifas médias no Brasil entre os trechos com maior participação na movimentação da Abracorp, mais do que os trechos CGH/SDU/CGH, SDU/CGH, CGH/SDU e SDU/CGH/SDU (rotas da concorrida ponte aérea, no eixo Rio-São Paulo) e voos entre outras Capitais do país.
Detalhe de especial interesse para quem compra: tarifa média.
A tabela abaixo exibe, em ordem decrescente, valor médio dos bilhetes comercializados, apenas para os dez trechos que mais contribuíram com a movimentação em dezembro.
Posição no ranking Top Trechos | Ranking das maiores tarifas médias em dezembro de 2020 para os dez primeiros Top Trechos Abracorp | ||
7º | GRU/FOR/GRU | R$ 1.321,63 | |
6º | GIG/FOR | R$ 966,94 | |
4º | GRU/FOR | R$ 940,00 | |
9º | BSB/CGH | R$ 883,97 | |
1º | OUTROS Trechos | R$ 745,74 | |
10º | FOR/GRU | R$ 621,32 | |
3º | CGH/SDU/CGH | R$ 463,72 | |
8º | SDU/VIX | R$ 448,26 | |
2º | CGH/SDU | R$ 377,35 | |
5º | SDU/CGH | R$ 300,48 | |
Movimentação Abracorp | Fonte: BI Abracorp – Inteligência de Dados | Dezembro de 2020 | |
Obs.: Não inclui tarifas de embarque ou quaisquer valores adicionados por terceiros.
Na categoria ´Outros Trechos´, entre os quais estão vários voos regionais, em dezembro de 2020 o valor de R$ 745,74 superou a soma das tarifas médias de ida e volta (Congonhas (SP)/Santos Dumont (RJ)/Congonhas(SP), por R$677,83.
Dados Anac
A Anac informa que a “Tarifa aérea média teve queda de 4,5% no 1º trimestre de 2020, de janeiro a dezembro de 2020”. Segundo a agência, 45,2 mi passageiros domésticos pagos foram transportados. Queda acumulada de 52,5% em relação ao mesmo período de 2019.
Também, segundo Anac, o percentual médio de ocupação de aeronaves no mercado doméstico, em dezembro passado, foi de 81,6%, redução de 2,5% ao apurado no mesmo mês de 2019.
Nos 12 meses do ano, a taxa foi de 80%, o que representa uma retração de 3,2% na comparação com igual período do ano anterior.
Taxa média de crescimento
No aéreo nacional, comparada movimentação registrada em abril de 2020, fundo do poço, com a do mês passado, as vendas cresceram mais de 1.400%. O melhor mês para o mercado de viagens corporativas no ano passado foi novembro.
Locação de automóveis
Além do aumento da demanda por viagens aéreas nacionais, o BI Abracorp – Inteligência de Dados aponta o crescimento do mercado de locação.
Jamyl Jarrus Júnior, diretor-executivo de Vendas e Marketing na Movida Aluguel de Carros, presente à reunião, fez apresentação dos números de 2020 e falou sobre as oportunidades no mercado de locação e as perspectivas de crescimento que, segundo o executivo, “Fortalece ainda mais os laços da Movida com a Abracorp para a volta do turismo como um todo.”
Temas priorizados
Jorge Lima, CEO do Projeto de Redução do Custo Brasil, foi um dos convidados a participar da primeira reunião presencial dos dirigentes das agências associadas Abracorp, realizada com no hotel Radisson Blue São Paulo – exemplo de como é segura a retomada dos eventos presenciais em ambientes que possuem o Selo Atlantica Safe & Clean, aplicado em todos os empreendimentos da rede e que garantem o bem-estar dos participantes e hóspedes.
“Receber a associação Abracorp em nossas unidades é sempre gratificante e reforça a nossa parceria com essa importante associação do nosso mercado, contribuindo com a triangulação de conteúdo e melhores práticas para toda cadeia envolvendo fornecedores (Hotelaria), TMC e cliente final.”, comenta Bruno Aragão – Coordenador Nacional de TMC´s, da Atlantica Hotels.
“Já definimos o calendário das reuniões Abracorp em 2021. Serão todos eventos presenciais.”, informa Tanabe.
Além de unir esforços em torno de uma pauta conjunta, que envolve uma série de medidas voltadas à redução do Custo-Brasil, o encontro com Lima tratou de ratificar o empenho da Abracorp em obter redução da alíquota do Imposto de Renda sobre a remessa de valores ao exterior e garantir um ambiente cada vez mais competitivo no atendimento aos órgãos e empresas públicas (Contas GR).
Parceria B2B Reservas
Abracorp, tendo entre seus objetivos estimular o uso de soluções de pagamento (cartões corporativos, físicos e virtuais), que eliminam o risco e boa parte dos custos envolvidos no faturamento tradicional das TMC’s, divulga a parceria entre Bradesco Cartões e B2B Reservas, envolvendo o BTB – Produto com tecnologia VCN, cuja conciliação já nasce integrada.
O produto não terá custos de geração de VCNs para os clientes finais. Espera-se uma adesão significativa entre os clientes que ainda optam pelo faturamento tradicional, nocivo à operação das TMCs.
Foto: Reprodução.