MICE

As armadilhas que testam a resiliência do setor MICE

Incerteza, inflação e falta de pessoal e transporte terrestre

O setor MICE foi um dos primeiros a ser afetado pela interrupção de atividade imposta pela pandemia de COVID-19 em 2020, desde então tem tentado regressar à normalidade e ao caminho da rentabilidade , embora no seu caminho haja uma série de armadilhas , que a GEBTA identificou para a HOSTELTUR, e que comprometem a sua resiliência comprovada .

Ao-aumento descontrolado dos custos forçado pela inflação , que também não pode ser repassado aos clientes porque os orçamentos são fechados com muita antecedência, somam-se outros fatores como a “incerteza geral” , que engloba vários fatores como a segurança sanitária, a guerra na Ucrânia ou os efeitos do Brexit, entre outros.

E, em grande parte como consequência do exposto, verifica-se também a falta de pessoal no setor das viagens de negócios , o que afeta não só as empresas que compõem o setor, mas também os seus parceiros estratégicos , dificultando assim o normal desenvolvimento desta atividade uma vez que o início da pandemia, numa situação que ainda não foi resolvida.

“Com a última crise, muitas empresas reformaram quadros experientes, outros trabalhadores-chave, à procura de oportunidades de emprego, integraram-se noutros setores e não voltaram ao mercado de trabalho”, explicaram do GEBTA. “Vamos ter que mudar algo para que o talento escolha o setor de viagens e eventos corporativos”.

“Temos problemas com guias profissionais e claro que temos dificuldades em preencher certos cargos nas nossas próprias empresas com pessoal experiente”, confessaram os organizadores do evento. Mas, os obstáculos no caminho da normalidade que a MICE pretende alcançar em 2023 surgem nos locais mais inesperados…

Pequeno ônibus e rent-a-car

Assim, outra das dificuldades detectadas pelos empregadores do setor diz respeito ao transporte terrestre.

“Muitas empresas de ônibus, como as locadoras, têm sido muito cautelosas com as compras de veículos novos e isso, somado à crise dos microprocessadores, tem feito com que a demanda supere a oferta e pagar por um transporte caro, que muitas vezes também é difícil para nós conseguirmos”, observaram os empregadores. “Num cenário positivo e de controlo, poderíamos antever que 2023 será um ano de recuperação do ritmo pré-pandemia de realização de eventos”.

Porém, dadas as circunstâncias, também é saudável se colocar no pior caso: “Em um cenário mais conservador e com projeções de ambientes de alta inflação, nossa previsão é que demoremos um pouco mais para atingir a recuperação pré-pandemia e teremos que esperar até 2025 para atingir o volume de eventos que tivemos em 2019”, estima o GEBTA.