A cidade de Belo Horizonte já não quer ser reconhecida apenas pelos fortes laços históricos no turismo. A Capital de Minas Gerais recém-completou 120 anos e quer mostrar aos seus visitantes que está mais jovem do que nunca.
Para isso, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) desenvolveu um plano estratégico de divulgação do destino com base na retomada de pesquisas realizadas em anos anteriores. Sob a gestão de Aluizer Malab, o marketing e a promoção de “Beagá” serão realizados juntamente com uma nova marca.
Segundo levantamento, a Capital mineira será trabalhada em 11 pontos que evidenciam seu lado mais cool, urbano e tecnológico, mas sem deixar de lado suas raízes. São eles: inovação; experiências; gastronomia; criatividade; eventos; atrativos; diversidade; vistas; tradição; futebol; referência em serviços e cidades vizinhas.
“Queremos que os turistas venham à cidade e descubram outros motivos para se surpreender.”, assinalou o diretor de Promoção Turística e Marketing, Marcos Barreto.
Em busca de captar visitantes domésticos, sobretudo de Estados próximos, Belo Horizonte também encontra forças para investir no estrangeiro. Uma prova de sucesso dessa “nova” Belotur, como pontuou Barreto, é o Carnaval local, que recebeu 3,8 milhões de pessoas em 2018.
O desembarque internacional no aeroporto de Confins, a porta de entrada para Minas Gerais, foi de 56,5 mil passageiros em 2017. Argentina, Estados Unidos, Colômbia e África do Sul são os principais mercados.