O Smart City Expo World Congress 2022 de Barcelona, considerado o maior evento do setor das cidades inteligentes, foi realizado no último dia 17 de novembro, apresentando vários projetos de sucesso que têm a meta de melhorar a qualidade urbana.
A 11ª edição do SCWC reuniu representantes de vários países, incluindo Coréia do Sul, Japão, Alemanha, Bélgica, França e empresas como Microsoft e LoRa Alliance.
“Não vimos nenhum modelo como o nosso de entregas por drone, que já acontece aqui no Brasil, porém aqui em nosso país faltam políticas de fomento mais acessíveis para incentivar empreendedores, o que esperamos sanar neste próximo ciclo governamental“, afirma Curcio.
De acordo com a Câmara Municipal de Curitiba, a cidade foi reconhecida com o título de uma das seis ‘Cidades Mais Inteligentes do Mundo‘ de 2022, em uma lista que inclui Kiev (Ucrânia), Bogotá (Colômbia), Seul (Coréia do Sul), Sidney (Austrália) e Toronto, no Canadá.
O município recebeu o reconhecimento por conta de projetos como Mesa Solidária, Banco de Alimentos, Jardins de Mel, hortas comunitárias e a Fazenda Urbana.
Curcio afirma que a startup INEEDS apresenta soluções em smart cities como Sensor de Pedras e Encostas, Monitoramento de Som e Ruído, Bueiro Inteligente, Sensor de Queimadas e Báu-Tech, que recentemente teve grande exposição na mídia e a SPEEDBIRD AERO, que já oferece serviços comerciais autorizados pela ANAC no Brasil na modalidade drone delivery.
O especialista em cidades inteligentes também comentou sobre a sua visita e aconselha para que outras instituições compareçam.
“Vim em busca de conhecimentos, intercâmbio de tecnologias e foram três dias de aprendizagem e muito networking. A feira também oferece muitas oportunidades. Recomendo que vocês frequentem no próximo ano, juntamente com o CEO e CTO das suas instituições“, conclui Pedro Curcio.