Na última semana os olhos do destinos turísticos estiveram voltados para a Feira de Turismo de Lisboa que promoveu o tradicional evento de entrega de prêmios referente à sua mais recente edição.
Além de destacar o melhor estande da edição que decorreu no passado mês de março, a organização também anunciou a data do evento em 2023: de 1 a 5 de março.
Leia também: Emirates reforça em agosto a ligação entre Lisboa e Dubai
A cerimônia que contou com a participação da ministra de Estado do Turismo, Rita Marques, foi monopolizada pela entidade de promoção regional Turismo Centro de Portugal que abocanhando os prêmios mais importantes da noite.
O prêmio de Stand Profissional Nacional foi a Turismo Centro de Portugal, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra recebeu Menção Honrosa na categoria Criatividade; o CTP foi escolhido Destino Nacional Convidado da feira, enquanto o município convidado da próxima edição da BTL, em 2023, será Aveiro, também localizado na região central do País.
Para Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, “este prémio é uma singela homenagem àqueles que constroem diariamente os destinos regionais e motiva-nos a fazer ainda mais no futuro, para que 2023 seja ainda um ano melhor do que foi 2022”, sublinhou dedicando o reconhecimento a todas as entidades que trabalham no setor público regional em Portugal, assim como o Turismo de Portugal, a Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e os municípios que se promovem para aumentar o turismo.
“Cada um dos nossos sete destinos regionais acrescenta valor à marca Portugal. A sua soma representa sempre mais do que o valor individual de cada uma”, lembrou o presidente, destacando a importância que a BTL tem para as empresas: “Uma BTL forte significa que as nossas empresas e os nossos destinos regionais ficam mais fortes”.
Na ocasião, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, destacou que “Aveiro tem muito gosto em assumir este compromisso e irá surpreender na BTL 2023”. E acrescentou que “este desafio surge numa altura em que Aveiro é candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027, “uma caminhada em que estamos muito determinados em ter sucesso, numa saudável disputa com Braga, Évora e Ponta Delgada“. “A Europa nos tempos modernos não se defende pelas armas, defende-se pela cultura. Estamos muito investidos em apostar na Cultura, uma indústria da paz que aproxima as pessoas. Quanto mais próximos estivermos uns dos outros, mas perto estaremos da paz”, justificou.
Os vencedores:
?Menção Honrosa Criatividade – CreatingHotels/Decriativos
?Menção Honrosa Criatividade – CIM Coimbra
?Menção Honrosa Criatividade – Discovery Hotel Management
?Menção Honrosa Internacional – Turismo de Cuba
?Menção Honrosa Profissional Nacional – Group GM
?Menção Honrosa Público Nacional – APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo
?Menção Honrosa Nacional – ERT do Porto e Norte
?Prémio Stand Criatividade – ERT da Madeira
?Prémio Stand Inovação – Nest
?Prémio Stand Sustentabilidade – ERT dos Açores
?Prémio Stand Público Nacional – Wamos Portugal (Top Atlântico)
Veja no vídeo abaixo um pouco da animação do estande Turismo Centro de Portugal na BTL 2022