Confirmando sua forte vocação para o turismo de negócios e eventos, Campinas ocupa a quinta colocação como cidade brasileira que mais recebe eventos e congressos internacionais.
A posição de destaque foi apontada pelo ranking anual da International Congress and Convention Association (Icca), que classifica destinos de todo o mundo de acordo com o número de eventos internacionais realizados. Os dados divulgados recentemente se referem ao ano de 2017.
À frente de várias Capitais e destinos com forte competitividade, Campinas subiu duas posições no ranking em relação ao ano anterior, quando ocupou a sétima colocação. “A cidade possui uma infraestrutura adequada e parque hoteleiro moderno para sediar congressos e conferências nacionais e internacionais. A logística privilegiada, com o Aeroporto Internacional de Viracopos, e cinco das principais rodovias brasileiras cruzando o município, além da presença de 18 instituições de Ensino Superior e institutos de pesquisa de renome internacional são fundamentais para transformar Campinas num importante destino para receber eventos internacionais.” , destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben.
Para que seja contabilizado no ranking internacional, o evento deve seguir alguns critérios, como ter realização comprovada em outros países, ser rotativo e possuir pelo menos três edições confirmadas. “O ranking da Icca é o mais respeitado do segmento no mundo.
As cidades que têm posição de destaque conquistam maior visibilidade e se credenciam para receber cada vez mais eventos. A pesquisa comprova que Campinas continua em ascensão. A disponibilidade de centros de eventos e convenções de vários portes e a grande oferta de hospedagem são indicativos deste bom posicionamento da cidade no ranking.”, reforça a diretora de turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.
Ela lembra ainda que a oferta da cidade está sendo ampliada com o funcionamento do Centro de Convenções Royal Palm Hall, com 44 mil metros quadrados de área construída para receber eventos de diversos portes.
Ranking
São Paulo – 1º lugar.
Rio de Janeiro – 2º lugar.
Florianópolis e Foz do Iguaçu – 3º lugar.
Brasília – 4º lugar.
Campinas – 5º lugar.
Brasil
O País ocupa a 16ª posição no mundo, mantendo o primeiro lugar na América Latina.