Em 10 de janeiro deste ano o Centro de Convenções e Exposições de Nuremberg relembrou – e celebrou – os 50 anos de sua inauguração no distrito de Langwasser, na Alemanha.
Feiras, congressos e eventos corporativos são realizados no Centro de Exposições de Nuremberg desde 1973.
Os-salões multifuncionais do que era então o novo bairro de Langwasser estabeleceram um contraponto inovador a Nuremberg, que até então era conhecida principalmente por sua cidade velha.
“O passo corajoso dado pelo conselho da cidade na época pode ser visto hoje como um dos momentos mais importantes da abertura de Nuremberg como um local de negócios internacional”, explicou o prefeito Marcus König.
“Com a construção do centro de exposições, nós, como cidade, colocamos a pedra fundamental para a subsequente história de sucesso de nossa NürnbergMesse”, seguiu.
Um fator motivador para a decisão, no final dos anos 1960, de construir um local de exposição em Nuremberg foi a evolução da Spielwarenmesse, a famosa feira de brinquedos.
O evento havia sido realizado em Nuremberg pela primeira vez em 1950, quando a cidade foi escolhida por sua longa tradição na fabricação de brinquedos.
A “Deutsche Spielwarenmesse” se tornou a “Internationale Spielwarenmesse”, estabelecendo novos recordes de número de expositores e visitantes todos os anos.
Apesar dos repetidos projetos de construção para expandir o local original na Bayreuther Strasse no Parque da Cidade de Nuremberg, o espaço era sempre escasso.
Esses eventos aconteceram no “Alte Messe”, não muito longe do Parque da Cidade, com o “Wieselerhaus” inaugurado em 1923 como um edifício de mercado para a associação comercial “Nürnberger Bund”.
Ainda hoje, a rua chamada “Am Messehaus”, no nordeste de Nuremberg, permanece como uma relíquia do antigo local da feira. O Nürnberger Bund, fundado em 1901 como uma coalizão de varejistas de vidro, porcelana e artigos de luxo, realizava suas exposições lá como “trocas de compras” desde a década de 1920.
Câmara Municipal prepara Nuremberg como Centro de Feiras
Em fevereiro de 1969, o Conselho da Cidade votou por uma grande maioria para considerar seriamente a construção de um novo centro de exposições que manteria a bem-sucedida feira de brinquedos em Nuremberg e ofereceria potencial para novas feiras comerciais se juntarem a ela.
A área do atual centro foi escolhida após uma variedade de outros locais também terem sido considerados. Uma vantagem do local atual eram as boas conexões de transporte do local com a Autobahn e o centro da cidade.
O sistema ferroviário subterrâneo na direção do novo distrito de Langwasser já estava em construção desde 1967 – a parada Langwasser-Süd foi inaugurada em 1º de março de 1972.
Além disso, havia espaço suficiente para estacionamento. A Câmara Municipal votou por unanimidade em 4 de fevereiro de 1970 para solicitar planos detalhados para um novo centro de exposições no local.
Por resolução do Conselho de 17 de fevereiro de 1971, A Messehallen GmbH, uma subsidiária de propriedade da cidade, juntou-se à então Spielwarenmesse eGmbH para coordenar o novo centro de exposições – a Spielwarenmesse se retiraria da Messehallen GmbH no ano seguinte.
Finalmente, a Câmara Municipal aprovou o primeiro segmento da construção em 16 de junho de 1971. A construção foi iniciada em 20 de setembro do mesmo ano.
Um Batismo de fogo bem-sucedido
Apenas 16 meses depois, com um investimento de cerca de 100 milhões de marcos alemães, o novo Centro de Exposições foi inaugurado festivamente pelo prefeito Andreas Urschlechter em uma recepção de Ano Novo, em 10 de janeiro de 1973.
Agora, cerca de 60.000 metros quadrados de espaço para exposições foram oferecidos em dez pavilhões, junto a extensas áreas destinadas a serviços e open space.
O batismo de fogo da nova instalação ocorreu logo depois, com a 24ª Spielwarenmesse Internacional de 3 a 9 de fevereiro de 1973. Um evento que havia sido inaugurado 23 anos antes em Nuremberg com 351 expositores em cerca de 3.200 metros quadrados de área de exposição.
No novo espaço ela atraiu mais de 1.560 expositores de 34 países, oferecendo seus produtos em cerca de 70.000 metros quadrados de espaço.
Já havia planos para uma segunda fase de construção, adicionando mais 20.000 metros quadrados de espaço interno e um salão multiuso.
50° aniversário da Nürnbergmesse – 2024
No entanto, o pontapé inicial organizacional para a comunidade de feiras de negócios de Nuremberg como a conhecemos hoje não ocorreria até 1974.
Foi nesta data que a cidade de Nuremberg fundou a “Nürnberger Messe- und Ausstellungsgesellschaft” como sucessora legal da Messehallen GmbH, na qual a Spielwarenmesse foi co-proprietária até 1972.
A reunião constituinte do Conselho Fiscal da nova empresa foi realizada em 20 de março de 1974. A refundação foi então concluída com a entrada da entidade no Registro Comercial em 5 de abril de 1974, e nasceu a NürnbergMesse GmbH.
Hoje, a NürnbergMesse é uma das 15 maiores empresas de exposições do mundo. O Centro de Exposições de Nuremberg agora tem 16 pavilhões e um total de cerca de 180.000 metros quadrados de áreas de exposição e 50.000 metros quadrados de espaço aberto.
Também inclui o Centro de Convenções de Nürnberg (NCC), oferecendo espaço para até 12.800 visitantes em conferências e eventos corporativos.