Turistas que visitaram os atrativos da usina Itaipu Binacional tiveram sorte no domingo (28/10). A previsão é que o vertimento permaneça até esta segunda-feira (29) pela manhã.
A chuvarada de outubro mudou o cenário da seca na bacia do Rio Paraná. Alguns dos mais de 40 reservatórios acima de Itaipu estão escoando o excedente não usado para a produção de energia. Com isso, sobrou água também em Itaipu. A usina está vertendo desde sábado (27/10), às 21h.
Esse espetáculo das águas não era visto há seis meses. Sorte para os turistas. Pelo vertedouro passavam, na tarde de domingo, 1.171 metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a quase a vazão média das Cataratas do Iguaçu.
A última vez que Itaipu verteu foi em março deste ano, mas por questões operacionais. Neste ano, Itaipu já produziu mais de 78 milhões de megawatts-hora ante 77 milhões de MWh no mesmo período de 2017.
É graças à mudança no tempo, do período de estiagem para o chuvoso, que a bandeira tarifária de energia elétrica, que estava vermelha até este mês, passará a amarela a partir de novembro.
Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh.
Em 2017, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 86,4% do Paraguai.
Fotos: Nilton Rolin/Itaipu Binacional e Kiko Sierich.