Após dois anos de edições digitais, a feira da cadeia do cimento e do concreto para a construção volta ao São Paulo Expo, na capital paulista, para reencontrar presencialmente a comunidade do setor.
O Concrete Show South America, realiza sua 13ª edição de 9 a 11 de agosto, com feira de negócios e uma programação de conteúdo com palestrantes que são referências na área de construção civil. O evento acontece em sintonia com o atual cenário da construção civil, que, mesmo desafiada pela escalada dos custos, mantém-se otimista com a projeção de crescimento na casa de 2,5% em seu Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados de acordo com balanço da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). De acordo com a análise da CBIC, o avanço da vacinação, a reabertura da economia e o maior controle da pandemia no país, além do ciclo de negócios no mercado imobiliário se traduzem em futuro promissor para o setor.
Leia também: Encontrão da Produção 2022
O Concrete Show transformou-se em uma plataforma de negócios completa para a cadeia produtiva da construção em concreto, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Possui uma base de dados qualificada com profissionais do setor e utiliza de diversos canais como ponto de contato com o mercado: website, Concrete Show Xperience (plataforma de relacionamento, conhecimento e oportunidade de negócios), Concrete Show Digital (canal de conteúdo exclusivo) e está presente nas principais redes sociais. Tudo isso para promover marcas, lançar produtos, fomentar o mercado e realizar ações personalizadas para sua empresa.
Já no primeiro dia do evento acontece o “Congresso Internacional de Pavimentos Urbanos de Concreto”. O congresso, que é apoiado por entidades que fazem parte do movimento Pavimento Urbano de Concreto (PUC), faz parte da grade de programação do “Construindo o Conhecimento”, uma série de palestras, congressos e seminários exclusivos direcionados para profissionais do setor. O avanço da pavimentação de concreto em vias urbanas é uma realidade no país. Um exemplo são os corredores de ônibus onde esse modelo de pavimentação tornou-se a principal opção em grande parte das capitais brasileiras. A explicação para essa expansão está nas vantagens competitivas do pavimento de concreto, como a vida útil até cinco vezes mais longa, comparada ao asfalto, e a redução de custos na manutenção deste tipo de pavimentação.
Outros benefícios às cidades que o pavimento de concreto proporciona é a reflexão de luz até 30% maior que o asfalto, o que traz maior segurança pública e uma redução entre 30% e 60% no consumo de energia elétrica das cidades. Esse tipo de pavimento também pode minimizar o aquecimento das vias em até 2°C e reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2), segundo estudos do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), Wagner Lopes, revela que o congresso deve apresentar as técnicas e especificações para a produção e a execução de um pavimento de concreto de qualidade. Ele aponta que, entre os assuntos destacados nas palestras, estão as novidades em dimensionamento em pavimentos urbanos para tráfego leve e médio, pavimentos permeáveis e casos reais de como este tipo de pavimentação é utilizada em vias urbanas ao redor do mundo. “O retorno do Concrete Show ao formato presencial é uma oportunidade para mostrar como o setor de construção não parou e evoluiu neste período de pandemia do coronavírus”, avalia Lopes.
O congresso contará com duas participações internacionais, da Colômbia e México: o diretor de Pavimentos e Infraestrutura na Federação Iberoamericana do Concreto Usinado (FIHP), Diego Jaramillo Porto e o arquiteto e fundador da Ecocreto, Nestor de Buen Unna, respectivamente. Para completar o time de palestrantes estão o diretor-presidente da LPE Engenharia, Wagner Gasparetto, o sócio-diretor da MixDesign – Tartuce Engenheiros Associados, Eduardo Tartuce e o sócio-diretor da Comaro Engenharia, Marcos Saldanha.
As inscrições para participar podem ser realizadas aqui