O setor de feiras de negócios está ansioso para a retomada das atividades. Mercado gerador de milhares de empregos, está fechado desde março.
Marcada para acontecer nos dias 13 e 14 de outubro, no São Paulo Expo, a Expo Retomada, evento modelo que mostrará protocolos de segurança e inovações para o setor, apresentou, durante o programa de lançamento apresentado ao vivo no Promoview, como será a planta e a configuração de sua etapa presencial.
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A organização do evento escolheu como modelo de sua planta, o formato da bandeira do Brasil, um conceito novo que foge completamente daquilo que é utilizado em uma feira de negócios, e que dá uma ampla margem para a inclusão de todos os protocolos de segurança necessários para a realização de um evento.
Leila Bueno, arquiteta que liderou o projeto, explicou que o conceito pensou no coletivo e o que poderia significar o movimento “estar juntos” e, por este motivo, a imagem conceitual lembra a bandeira do Brasil .
O projeto propõe uma montagem circular onde os 80 expositores ocuparão espaços que terão a mesma forma e dimensão. A circulação será unidirecional pela área externa da estrutura.
Os estandes terão acesso tanto pela parte externa como pela interna, onde estará a arena de conteúdo. Centralizado na planta, o placo estará cercado por cadeiras que terão o distanciamento de 1,5 entre cada uma delas.
A planta foi uma cocriação da Abrace, entidade que abriga as empresas de cenografia e montagem de estandes, e uma equipe formada por renomados profissionais voluntários especializados em feiras e congressos foi formada para organizar o espaço de estandes e arena para debates e palestras.
A expectativa dos organizadores é realizar o evento com cerca de 80 expositores, e arena para palestras montada com a necessária distância entre os participantes, sala de imprensa e estúdios de gravação.
A Expo Retomada será erguida no Pavilhão 1 do São Paulo Expo, em um espaço de mais de 20 mil metros quadrados.
“Fizemos a ocupação desse espaço de uma forma que contemplássemos todos os protocolos. Tínhamos isso como nossa lição de casa na hora de elaborar o projeto. Se estávamos acostumados a ter corredores de três metros por conta das nossas normas técnicas definidas, achamos por bem ampliar isso. Além disso, teremos fluxo unidirecional, e, na área dos painéis, todos os 300 assentos estarão com a distância de 1,5m entre si.”, comenta Paulo Otávio Pereira de Almeida, sócio da Live Marketing Consultoria e idealizador do evento junto com Fernando Lummertz.
Só será permitida a entrada de 500 pessoas por vez dentro do pavilhão. Entre o público visitante, são esperados representantes de empresas e entidades ligadas a eventos e turismo e entidades e profissionais e autoridades do setor.
Os estandes, que já serão entregues prontos, serão ocupados por centros de exposições, promotores, prestadores de serviços e parceiros.
Com cerca de 200 empresas já interessadas em participar, será realizada uma curadoria para definir quais serão os 80 ocupantes das vagas colocadas à disposição.
Como o evento é sem fins lucrativos, será cobrada uma taxa simbólica que será depositada na conta da Abrace.