Mergulhar é uma atividade esportiva contemplativa que enche a alma de alegria. A cada mergulho descobrimos um novo mundo, há sempre algo novo, algo belo. Quando podemos fazer isso pertinho da Capital, fica ainda mais fácil.
A faixa litorânea do Brasil proporciona que tenhamos por aqui, de tudo um pouco, basta explorar um pouquinho o mar, e encontramos um monte totalmente deslumbrante, colorido e cheio de vida, esperando pela nossa visita.
Se engana quem pensa que é preciso ir para longe para um mergulho excelente, aqui, bem pertinho da cidade de São Paulo, há lugares ótimos tanto para quem já é um adepto da prática e tem até carteirinha, quanto para quem quer conhecer e saber mais sobre esse universo.
Ponto importante, se você ainda não é um mergulhador credenciado, procure sempre uma loja ou escola na cidade que vai visitar, busque referencias e aproveite! Para todos, vale lembrar que o mergulho é um esporte feito em duplas ou em grupos, portanto, junte a galera e escolha o seu lugar ideal!
Ilhabela
Por lá, há uma estrutura super bem pensada para o turista que deseja mergulhar, tenha ele experiências anteriores ou não. Por exemplo, no Santuário Ecológico das Cabras, é proibido pescar e praticar caça submarina, há até cabeamento no fundo, para dar mais segurança a quem assim desejar. Além disso, há 21 embarcações naufragadas para ver de perto, há barcos, veleiros e até transatlânticos submersos para ver. Para quem dá sorte de ir na época certa, algumas espécies de baleia passam por lá em sua migração. Fica distante 203 quilômetros de São Paulo.
Lage de Santos
Sim, em Santos mesmo! O Parque Estadual Marinho da Lage de Santos é um lugar que todo mundo que adora mergulhar precisa conhecer. Fica a mais ou menos 30 minutos de barco da cidade de Santos, e é um paredão rochoso que abriga uma biodiversidade incrível, incluindo muitas espécies de peixes, tartarugas, e, indo na época certa, você verá a incrível migração das arraias-manta – Manta birostris – algo extraordinário para um mergulho! Fica a 72 quilômetros de São Paulo.
Ubatuba – Lagoinha
A cidade em si é cheia de bons lugares para mergulhar, mas, vamos citar a Lagoinha. A praia é calma, e fazendo uma trilha curta, até o Bonetinho, é possível ir margeando toda a parede pedras. O mergulho é calmo, a prática do snorkel é algo muito legal por ali, perfeito para famílias inteiras. É possível avistar muitas espécies de peixes, lagostas e tartarugas. Distante 200 quilômetros de São Paulo.