MICE

Conveniência é prioridade máxima para os passageiros no pós-pandemia

Os passageiros querem conveniência quando planejam sua viagem e quando escolhem de onde partir.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou os resultados de sua Pesquisa Global de Passageiros (GPS) de 2022, mostrando que as principais preocupações dos viajantes para viagens no período pós-crise do COVID estão focadas na simplificação e conveniência.

“As viagens durante a COVID-19 foram complexas, incômodas e demoradas devido às exigências de viagem impostas pelo governo. Após a pandemia, os passageiros querem maior comodidade durante toda a viagem. A digitalização e o uso da biometria para acelerar a viagem é a chave”, disse Nick Careen, Vice-Presidente Sênior de Operações, Segurança e Proteção da IATA.

Planejamento e Reserva

Os passageiros querem conveniência quando planejam sua viagem e quando escolhem de onde partir. Sua preferência é voar de um aeroporto perto de casa, ter todas as opções de reserva e serviços disponíveis em um único lugar, pagar com seu método de pagamento preferido e compensar facilmente suas emissões de carbono.

A-proximidade do aeroporto é a principal prioridade dos passageiros quando escolhem de onde voar (75%). Isto é mais importante do que o preço do bilhete (39%). 
Os viajantes ficam satisfeitos em poder pagar com seu método de pagamento preferido, que estava disponível para 82% dos viajantes. Ter acesso às informações de planejamento e reserva em um único lugar foi identificado como sendo a principal prioridade.

18% dos passageiros disseram que compensaram suas emissões de carbono, a principal razão dada por aqueles que não estavam cientes da opção (36%).

“Os viajantes de hoje esperam a mesma experiência on-line que recebem dos grandes varejistas como a Amazon. O varejo das companhias aéreas está impulsionando a resposta a estas necessidades. Ele permite que as companhias aéreas apresentem sua oferta completa aos viajantes. E isso coloca o passageiro no controle de sua experiência de viagem com a capacidade de escolher as opções de viagem que desejam com opções de pagamento convenientes”, disse Muhammad Albakri, Vice-Presidente Sênior de Liquidação Financeira e Serviços de Distribuição da IATA.

Facilitação de Viagem

A maioria dos viajantes está disposta a compartilhar suas informações de imigração para um processamento mais conveniente.

37% dos viajantes disseram ter sido desencorajados de viajar para um determinado destino por causa dos requisitos de imigração. A complexidade do processo foi destacada como o principal dissuasor por 65% dos viajantes, 12% citaram os custos e 8% o tempo.
Onde os vistos são exigidos, 66% dos viajantes querem obter um visto on-line antes da viagem, 20% preferem ir ao consulado ou embaixada e 14% no aeroporto.
83% dos viajantes disseram que compartilhariam suas informações de imigração para agilizar o processo de chegada ao aeroporto. Embora isso seja elevado, é ligeiramente inferior aos 88% registrados em 2021.

“Os viajantes nos disseram que as barreiras para viajar permanecem. Os países com procedimentos de visto complexos estão perdendo os benefícios econômicos que esses viajantes trazem. Onde os países eliminaram as exigências de visto, o turismo e as economias de viagem prosperaram. E para os países que exigem certas categorias de viajantes para obter vistos, aproveitar a vontade dos viajantes de usar processos on-line e compartilhar informações antecipadamente seria uma solução vantajosa para todos”, disse Careen.

Procedimentos de aeroportos 

Os passageiros estão dispostos a tirar proveito da tecnologia e repensar processos para melhorar a conveniência de sua experiência aeroportuária e gerenciar sua bagagem.

Os passageiros estão dispostos a completar os elementos de processamento fora do aeroporto. 44% dos passageiros identificaram o check-in como sua principal escolha para o processamento fora do aeroporto. Os procedimentos de imigração foram os segundos mais populares “top-pick” aos 32 anos, seguidos pela bagagem. E 93% dos passageiros estão interessados em um programa especial para viajantes de confiança (checagem de antecedentes) para agilizar a triagem de segurança.

Eles estão interessados em mais opções para o manuseio de bagagens. 67% estariam interessados na coleta e entrega em casa e 73% nas opções de check-in remoto. 80% dos passageiros disseram que seria mais provável que verificassem uma mala se pudessem monitorá-la durante toda a viagem. E 50% disseram que usaram ou estariam interessados em usar uma etiqueta de bagagem eletrônica.

Os viajantes vêem valor na identificação biométrica. 75% dos passageiros querem usar dados biométricos em vez de passaportes e cartões de embarque. Mais de um terço já experimentou o uso da identificação biométrica em suas viagens, com uma taxa de satisfação de 88%. Mas a proteção de dados continua sendo uma preocupação para cerca da metade dos viajantes.

“Os passageiros claramente vêem a tecnologia como a chave para melhorar a conveniência dos processos aeroportuários. Eles querem chegar ao aeroporto prontos para voar, passar pelo aeroporto em ambas as extremidades de sua viagem mais rapidamente usando a biometria e saber onde está sua bagagem o tempo todo. A tecnologia existe para suportar esta experiência ideal. Mas precisamos de cooperação em toda a cadeia de valor e com os governos para que isso aconteça. E precisamos assegurar continuamente aos passageiros que os dados necessários para suportar tal experiência serão mantidos em segurança”, disse Careen.

A indústria está pronta para alimentar os processos aeroportuários com biometria através da iniciativa One ID da IATA. A COVID-19 ajudou os governos a compreender o potencial dos passageiros para compartilhar suas informações de viagem diretamente e antes da viagem e o poder dos processos biométricos para melhorar a segurança e os processos de facilitação e usar mais eficientemente os escassos recursos. A proliferação de portões eletrônicos nos aeroportos está provando a eficiência que pode ser obtida. A prioridade é apoiar as normas OneID com regulamentação para permitir seu uso de modo a criar uma experiência perfeita em todas as partes da viagem do passageiro.