A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa regressa em março à FIL para a sua 32ª edição. Promovido pela Fundação AIP, o evento de turismo e negócios pretende contribuir de forma decisiva para a retomada do setor na economia nacional e apresenta-se com várias novidades, entre as quais os destaques a novos segmentos como inovação, cultura, enoturismo e turismo de natureza.
Promovendo a exposição, os negócios e o networking ao longo de cinco dias, os profissionais do setor e o público em geral vão ter a oportunidade de conhecer as tendências, degustar produtos, testar serviços do setor e de usufruir dos vários pacotes de ofertas promocionais disponíveis.
Para a Meeting Industry, setor de viagens de incentivo, congressos e reuniões, a BTL promete muito conteúdo e incentivo a reuniões com compradores internacionais. O programa de Hosted Buyers organizado pela BTL, na edição de 2019 contou com 400 participantes de 47 mercados internacionais como Brasil, Espanha, França e os Estados Unidos, e apontou crescimento de interesse dos países nórdicos. Foram realizadas 5 mil reuniões de negócios ao longo dos dias do evento.
Leia também: João de Nagy: everything is possible
A BTL aposta nesta edição no enoturismo e no turismo de natureza e apresenta uma área dedicada aos sete geoparques portugueses. Estes são segmentos que têm vindo a ganhar uma importância crescente no contexto global do turismo em Portugal, pelo que o evento pretende promover regiões, projetos e a biodiversidade nacional. A BTL vai dar ainda continuidade a áreas como a BTL Cultural, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, que vai ter uma programação própria, com temas relevantes para os profissionais do setor do turismo e dos equipamentos culturais, e a BTL LAB, um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da inovação no turismo, que, além de mostra de startups, é um palco de debate, tendências e troca de experiências sob o tema da inovação e da tecnologia.
Dinamizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal, a BTL LAB e apresenta um programa de conferências com temas desafiantes como, por exemplo, ‘Smart and Green Tourism’, ‘Inovação: tendências que estão a transformar o turismo’, ‘Inovação Digital: visão estratégica para o desenvolvimento do negócio’ e ‘O Novo Viajante’.
Além disso, a BTL vai também apresentar o Kids Route, um programa especial para que crianças dos 6 aos 12 anos possam descobrir Portugal pelos caminhos da feira. Ao longo do fim-de-semana, várias entidades e empresas vão desafiar a criatividade dos mais novos através de jogos didáticos, interativos, quizzes, oferta de brindes, pinturas, entre outras surpresas.
Vão estar presentes na BTL 2022 entidades regionais de turismo, agências de viagens, operadores turísticos, hotelaria, empresas de transportes, associações, entre outros. Estão confirmados vários destinos nacionais e mais de 60 destinos internacionais. Mais informações em www.btl.fil.pt.