MICE

Embratur celebra mais de 1 milhão de turistas

Números dos primeiros 5 meses do ano é maior do que período de 2020

Até o mês de abril, 962 mil pessoas haviam desembarcado no Brasil com visto de turista, o que já representava quantidade 60% superior a todo o ano de 2021, quando apenas 596,7 mil estiveram no país. Com os 129.744 visitantes de maio, a barreira de mais de 1 milhão de turistas estrangeiros foi quebrada novamente, o que não ocorria desde 2020, ano em que 1,8 milhão de pessoas entraram no país com visto de turista.

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de visitantes estrangeiros nos primeiros cinco meses de 2022. O número de 1.092.579 chegadas ao país de pessoas com visto de turista comprova a retomada do setor após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Os dados são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal. Comprova a retomada mas não nos coloca nem perto de países em que o turismo é visto como uma ativo econômico e que necessita de medidas e envolvimento de outros órgãos além dos dedicados ao segmento.

Leia também: GL events é great place to work

De acordo com o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, os dados reforçam a missão da Agência de continuar promovendo o país internacionalmente.

“É com entusiasmo que recebemos essa grande notícia. Em apenas cinco meses, dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021. Estamos confiantes de que com a promoção dos nossos destinos vamos voltar o mais rápido possível ao nível de 2019”, afirmou Nascimento.

A Embratur tem intensificado as iniciativas de promoção do Brasil em mercados estratégicos mundo afora. Ao menos cinco campanhas publicitárias foram programadas para serem veiculadas em 2022.

Rio-de Janeiro é uma das portas de entra dos visitantes estrangeiros. Crédito da foto: Luciola Vilella/MTUR

No primeiro semestre, duas peças promoveram o Brasil Nos Estados Unidos: “Brazil is visa-free, come visit!”, veiculada entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, e “Visit Brasil. A WOW Experience”, em junho de 2022. Já na América do Sul, a campanha ostentou a temática “¡Uno, dos, tres, Brasil!”, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Para o segundo semestre, estão previstas campanhas de promoção na Europa e na América Latina.

Além disso, a partir de uma parceria com o Sebrae, a Agência tem realizado uma série de ações para incrementar a divulgação do Brasil no exterior, como press trips com jornalistas estrangeiros, participação nas principais feiras internacionais, organização de roadshows e famtours com operadores, agentes e associações do setor.

A malha aérea internacional do Brasil também cresceu significativamente em maio de 2022 e já representa 74,36% da capacidade que havia em 2019. Os dados captados pela Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que o número de voos mensais chegou a 3.547, um aumento de 312,89% em relação ao mesmo mês de 2021.

Ainda conforme a Anac e empresas aéreas, de janeiro a maio, foram criados ou retomados 84 voos internacionais, além de 36 frequências adicionais que entraram em operação. Até fevereiro de 2023, há previsão de acréscimo de 122 voos, com origem de 17 países diferentes, além de outras 48 frequências a mais.