A Emirates Airline e a Etihad Airways assinaram um MoU, ou seja, um pré-acordo, a fim de expandir seu acordo interline e então ofertar aos viajantes mais opções de itinerários para visitar os Emirados Árabes Unidos. Esta união inédita entre as duas transportadoras visa capitalizar com as oportunidades, além de promover o turismo no país, aumentando o número de visitantes dos principais mercados de origem e permitindo que incluam mais de um destino em um único itinerário.
Dessa forma, a partir deste verão no Hemisfério Norte, os clientes de cada companhia aérea poderão voar para Dubai ou Abu Dhabi com apenas uma passagem, optando pelo retorno direto por um desses aeroportos. O novo acordo também oferece aos viajantes dos Emirados Árabes Unidos a flexibilidade de emitir passagens com uma parada em toda a viagem, além do sistema conveniente de despacho de bagagem.
Nos-estágios iniciais da expansão interline, cada operadora se encarregará de atrair visitantes para a federação, desenvolvendo o tráfego interline a partir de pontos selecionados na Europa e China. Assim, o sistema “open jaw”, quando um passageiro tem passagem de ida e volta, mas com retorno em outra cidade ou para um destino diferente, irá viabilizar que os visitantes explorem o máximo possível em Abu Dhabi, Dubai ou qualquer outro emirado, economizando tempo ao eliminar a necessidade de voar para casa pelo mesmo aeroporto de chegada. Os clientes que viajam para os Emirados Árabes Unidos também têm a opção de voar para múltiplos destinos, podendo sair de uma cidade incluída nas redes das duas operadoras, com retorno conveniente para outro local atendido pela Emirates ou pela Etihad.
O acordo foi assinado no Arabian Travel Market por Adnan Kazim, diretor comercial da Emirates, e Mohammad Al Bulooki, diretor de operações da Etihad Airways, na presença de Sir Tim Clark, Presidente da Emirates Airline, e Antonoaldo Neves, CEO da Etihad. O evento contou também com a presença de outros executivos das duas companhias aéreas.
“É um prazer trabalhar novamente com a Etihad Airways, desta vez para que cada transportadora ofereça novas opções de viagens interline dentro e fora dos Emirados Árabes Unidos. Juntas, a Emirates e a Etihad estão expandindo suas ofertas aos clientes e impulsionando o turismo dos Emirados Árabes Unidos. Este novo acordo fornece uma base sólida para desenvolver novas oportunidades entre as duas companhias aéreas, além de ser um exemplo do nosso compromisso com a visão dos Emirados Árabes Unidos de diversificação econômica contínua.”, comenta Sir Tim Clark.
“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Emirates em nossa missão de apoiar o turismo dos Emirados Árabes Unidos e facilitar as viagens para os destinos da nossa rede compartilhada. Com duas companhias aéreas de classe mundial apoiando o turismo dos Emirados Árabes Unidos, nosso acordo interline facilitará para os nossos clientes a exploração do que há de melhor em Abu Dhabi e Dubai com apenas uma passagem, além de oferecer uma experiência de voo excepcional, seja com a Etihad Airways ou a Emirates. É uma proposta em que todos ganham.”, comemora Antonoaldo Neves.
A parceria interline expandida baseia-se no compromisso assumido pelas duas companhias aéreas de apoiar a meta do governo dos Emirados Árabes Unidos de promover o turismo local e melhorar a posição da federação em um destino favorito globalmente. O turismo é um dos principais pilares da economia dos países que compõem a união, e deve contribuir com 5,4% do PIB total, ou AED 116,1 bilhões (USD 31,6 bilhões), mantendo mais de 1 milhão de empregos até 2027.*
Esta já é a segunda vez que as companhias aéreas anunciam uma colaboração. Em 2018, o Emirates Group Security e o Etihad Aviation Group (EAG) assinaram um MoU a fim de fortalecer a segurança da aviação, incluindo o compartilhamento de informações e inteligência em áreas operacionais dentro e fora dos Emirados Árabes Unidos. Já no ano passado, a Emirates assinou um acordo com o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi para fomentar o número de turistas que viajam para a capital partir dos principais mercados da rede global da companhia aérea.
*De acordo com dados do Conselho de Turismo dos Emirados.
Fotos: Divulgação.