Um calendário robusto de eventos corporativos promete aquecer o inverno da hotelaria carioca. Os participantes de convenções de negócios, feiras marítimas, congressos médicos e competições esportivas já estão preparados para desembarcar no Rio de Janeiro e desfrutar do parque hoteleiro mais moderno do Brasil.
Também haverá eventos do próprio setor de turismo, como a “ExpoRio Turismo” organizada pela Setur, que ocorrerá no Lagoon de 10 a 13 de agosto. Espera-se que este evento supere os números da sua primeira edição em 2022, quando reuniu 20 mil pessoas no Jockey Club. Além disso, a “Abav Expo 2023”, que acontecerá de 27 a 29 de setembro no Riocentro, espera receber 35 mil pessoas. Esta será a 50ª edição do encontro, que retorna ao Rio após um período de itinerância.
Os congressos médicos também contribuem significativamente para a ocupação hoteleira no segmento corporativo. Na agenda da temporada, teremos o “8º Encontro da Associação Brasileira de Odontologia Digital Rio de Janeiro 2023” no Windsor Barra, de 7 a 9 de setembro, o “XXXVII Congresso Latino-americano de Anestesiologia – CLASA 2023” no Windsor Oceânico, de 7 a 10 de setembro, o “XVIII Congresso Pan-americano de Cirurgia Vascular e Endovascular – PAN 2023” no Windsor Barra, de 27 a 30 de setembro, e o “42º Encontro Anual da Sociedade Internacional de Cirurgia Dermatológica 2023 – ISDS” no Fairmont Copacabana, de 28 a 30 de setembro.
Eventos esportivos também fazem parte da programação, como o “Ironman 70.3” em 9 de julho, que reuniu 1,2 mil atletas em 2022, e os “Jogos Mundiais Escolares Sub-15 2023” no Parque Olímpico, de 18 a 27 de agosto. A primeira edição desses jogos, em 2021, contou com a participação de 1,8 mil pessoas.
A hotelaria é um dos principais pilares de desenvolvimento do Rio de Janeiro, fazendo parte de um setor de turismo que engloba mais de 500 atividades econômicas diretas, indiretas e complementares.
De acordo com uma pesquisa recente (junho/2023) do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRIO), atualmente existem 767 meios de hospedagem formais na capital, incluindo hotéis, pousadas, albergues e motéis. Juntos, eles totalizam 44.087 quartos.
Estima-se que cada quarto de hotel gere pelo menos um emprego direto e até três indiretos, resultando em mais de 176 mil empregos gerados apenas pela atividade hoteleira na capital carioca. Além disso, o setor é um dos principais contribuintes de impostos para os cofres públicos, juntamente com serviços fundamentais como educação, saúde e construção civil. Em 2022, foram arrecadados 176 milhões de ISS.
A programação vem recompensar os esforços do setor para aumentar a atratividade do Rio de Janeiro para eventos corporativos. “Um calendário sólido de eventos é fundamental para o turismo em geral e, especificamente, para a atividade hoteleira. Isso impulsiona o comércio, shoppings, bares e restaurantes, além de aumentar a arrecadação de impostos, o que resulta em novos investimentos na cidade”, destaca Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO.
Ele ressalta que, até o final de setembro, a cidade receberá uma grande diversidade de eventos corporativos. “Além dos espaços de eventos de alta qualidade, como o Riocentro e a Cidade das Artes, também temos excelentes centros de convenções nos hotéis. Combinamos essa excelente infraestrutura com a hospitalidade do povo carioca e os atrativos de nossa cidade, como cultura rica, gastronomia deliciosa e uma natureza singular”.
Foto: Divulgação