A data não é apenas a mais aguardada do ano pelo comércio varejista. O setor de turismo também a espera ansiosamente, afinal, inúmeras cidades realizam eventos que atraem um grande número de turistas.
Ruas e avenidas de pequenos municípios do Rio Grande do Sul lotam de turistas em dezembro, o que torna o período de Natal, sem dúvida, o mais fértil.
Daí, para aumentar a arrecadação dos cofres públicos – a partir das vendas do comércio e do movimento na hotelaria -, basta investir nos atrativos.
Inspiradas em iniciativas como o Natal Luz de Gramado (criado em 1986 pelo então secretário de Turismo do município, Luciano Peccin, para reduzir o impacto da sazonalidade do setor nos meses de verão), muitas cidades de Interior do Rio Grande do Sul têm conseguido fomentar a economia local, usando o mote natalino para atrair visitantes.
O maior espetáculo natalino da América Latina atrai milhões de turistas para Gramado todos os anos, com apresentações e espetáculos que encantam adultos e crianças.
Outra cidade que se beneficia de suas atrações de Natal para atrair turistas é Curitiba (PR).
O seu espetáculo mais conhecido é o coro do Natal do Bradesco que é formado por 120 crianças de escolas municipais da Capital paranaense e de instituições de acolhimento apoiadas pelo Banco, e 90% delas participam do espetáculo pela primeira vez.
A novidade é que para dar ainda mais protagonismo aos pequenos artistas, cerca de 45 crianças estarão juntas no palco principal em uma das músicas.
“Normalmente os corais se apresentam em bloco, mas nosso espetáculo é diferenciado por ter as crianças espalhadas nas janelas. Este ano, teremos essa dinâmica diferente, para que o público consiga enxergar o conjunto. Com certeza, será muito emocionante.”, conta a maestrina Dulce Primo.
“O Natal do Bradesco tem a missão de agradar um público bem abrangente, de todas as idades. Com certeza todos sairão encantados com esse convite para olhar a vida de uma maneira mais simples e com mais cor, e para nunca deixar de sonhar.”, afirma o diretor de Marketing do Bradesco, Márcio Parizotto.
Maior símbolo do Natal carioca retornou para o espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas com uma programação intensa e gratuita.
Até 5 de janeiro de 2019, a Árvore do Rio Petrobras, a maior árvore flutuante do país, acenderá novamente as luzes natalinas da cidade do Rio de Janeiro.
Após dois anos de ausência, o símbolo voltou para espalhar tons de verde e amarelo pela Lagoa Rodrigo de Freitas.
A estrutura metálica de 70 metros de altura está iluminada por 900 mil lâmpadas de LED, que proporcionarão oito fases cenográficas.
Em São Paulo, desde o dia 1º de dezembro a Elo – bandeira 100% brasileira que tem Banco do Brasil, Bradesco e Caixa como acionistas – apresenta, em parceria com o Ministério da Cultura, o 'Espetáculo de Natal 2018' na Fonte Elo Ibirapuera.
Os shows acontecerão diariamente, até 06 de janeiro, em três sessões: 20h30, 21h e 21h30.
Nos dias 14, 15 e 16, a apresentação será acompanhada por um show de Corais Natalinos, no placo flutuante que foi montado dentro do lago. Os shows serão realizados sempre antes do espetáculo da fonte, em duas sessões: 19h30 e 20h.
Outra novidade desta edição é que, além dos acessos para pessoas com deficiência física, o espetáculo oferecerá acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Marcada pelo grande sucesso de público em sua primeira edição, quando recebeu cerca de 60 mil visitantes, a Noeland está de volta ao Parque da Expoflora, em Holambra (SP) – ainda maior e com mais novidades.
Nesta edição, o evento terá cinco espaços temáticos repletos de cenografias que irão encantar e emocionar os visitantes de todas as idades.
São as áreas Noel Zoo, Play Noelito, Parque dos Dudu’s, Alpes de Noeland e o Vilarejo do Noel.
A estimativa dos organizadores é receber cerca de 80 mil visitantes. O evento começou no dia 23 de novembro e se estenderá até 23 de dezembro.
Nas páginas do Promoview você encontra as principais atrações de Natal.