O Plano de Promoção do Turismo Inprotur 2023 para o Brasil foi apresentado, no dia 02/02 por Ricardo Sosa, secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), e Daniel Scioli, o embaixador da Argentina.
A ação ocorreu em reunião virtual, com a presença dos dez cônsules que fazem parte da delegação diplomática da embaixada argentina.
Na data, Sosa revelou detalhes sobre as 46 ações presenciais que foram uma das mais numerosas que o Inprotur promoveu nos anos recentes no mercado nacional. Dessa maneia, o objetivo é reforçar a promoção argentina, além de acelerar o crescimento do turismo brasileiro acima dos números pré-pandemia.
Com isso, o embaixador Scioli ressaltou que o plano de fomento turístico revelado pelo Inprotur tem o dobro de ações de 2022.
“É um importante compromisso para continuar desenvolvendo e atraindo o turismo brasileiro. Prevemos realizar 12 missões comerciais em 12 cidades do Brasil. Com três operadoras de turismo brasileiras, faremos road shows promocionais em 13 cidades. Vamos participar de 10 feiras de turismo, e serão realizadas ações promocionais em 6 eventos desportivos de golfe e desporto motorizado”, apontou.
Ainda, o embaixador também informou que serão realizados press trips e fam tours para a Argentina.
“Geraremos quatro press trips com jornalistas brasileiros em oito destinos argentinos. E nove fam tours com operadoras de turismo em 15 destinos em nosso país. Além de seis ativações para o público final em quatro cidades do Brasil, entre outras ações”, disse Scioli.
Argentina traz plano de ação de 2023 para o Brasil
Desse modo, esse plano é complementado pelas estratégias de promoção digital e os acordos de publicação de notas turísticas nos principais meios de comunicação de massa, sem falar nas notas direcionadas ao comércio e realizadas pelo Inprotur.
Fora isso, o Consulado da Argentina em São Paulo vai negociar com um canal de televisão da metrópole para gerar oito capítulos turísticos relacionados à Argentina.
“Com o embaixador Daniel Scioli, planejamos administrar o retorno da Azul ao nosso país e recuperar os voos com Belo Horizonte. Além de manter os voos com Brasília e propor novos destinos do Brasil para o nosso país”, acrescentou Sosa.
Brasil é o maior emissor de turistas para a Argentina
Com isso em mente, Daniel Scioli relembrou que o Brasil é a principal origem dos turistas que chegam à Argentina.
“Cada vez que um brasileiro chega a Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Bariloche, chega divisas e gera trabalho genuíno”, completou.
“Por isso, junto com Inprotur, Embaixada e os 10 Consulados no Brasil, trabalhamos para divulgar nossos destinos. Nossa gastronomia, nossa infraestrutura e a conectividade que cresce cada vez mais em cada Estado do Brasil”, apontou.
Turistas brasileiros na Argentina
Vale destacar que nos últimos 12 meses, 860 mil turistas brasileiros entraram na Argentina, o que representa 20,7% do total que visitou o país. Aliás, nos últimos 6 meses de 2022, o Brasil teve uma recuperação geral de quase 70% da receita em relação ao mesmo período pré-pandemia.
Finalmente entre 1º e 21 de janeiro de 2023, 98 mil turistas brasileiros entraram no país, o que mostra uma recuperação de 72% em comparação ao mesmo período de 2020. Nesse mesmo período, os brasileiros gastaram 77,04 milhões de dólares, o que representa 14% a mais do que no período anterior à pandemia.
Para saber mais, acesse o site oficial.