Agências

Feira EBS destaca novidades e tendências do setor de eventos

Tecnologia, Educação, Pessoas entre outros assuntos dominaram as discussões das mesas de debates, e os estandes serviram como ponto de encontro entre os players e seus clientes.


A Feira EBS, realizada nos dias 01 e 02 de junho, trouxe novidades como lançamentos de plataformas digitais, novos espaços para convenções, serviços e itens promocionais.

Leia também: Retomada desorganizada dos eventos é assunto no Estúdio Promoview

A 20ª edição da Feira EBS aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo e registrou, na edição que celebra duas décadas de conexões estratégicas, 7280 reuniões nas rodadas de negócios superando as expectativas de negociadores, expositores, palestrantes e organizadores. 

O sucesso também pode ser comprovado pelo espaço expositivo cheio de novidades e destinos e a disponibilização de conteúdos com temas de tecnologia, capacitação, saúde mental, inclusão, diversidade, sustentabilidade, para um público de 1210 visitantes, composto por profissionais e gestores de empresas e 214 pessoas, que acompanharam as transmissões on-line do Congresso MICE.    

A-Feira EBS recebeu mais de 60 expositores do Brasil inteiro. Foto: Divulgação

Na opinião de Tico Marcondes, diretor da Evente-se Educação, que abordou as habilidades mais esperadas pelo mercado na palestra “O Profissional de eventos do agora”, outra atração do Arena Experience 1, a EBS ocorreu em um momento estratégico, que é a retomada do mercado.

Segundo ele, as pausas ocorridas nos últimos dois anos impactaram setores como logística e produção, ao mesmo tempo que movimentaram as empresas em busca de inovações e parcerias.

“Olhou-se para o digital como um dos alicerces dos eventos corporativos. Desta maneira, hoje, com o retorno dos eventos presenciais, temos um leque de possibilidades de entregas ao cliente, possibilitando alcance maior de público. Muita gente vai retomar suas atividades em eventos, mas somente quem estiver gabaritado, buscando conhecimento evoluirá”, destacou Marcondes.

O evento promoveu uma jornada completa para o profissional de eventos, com temas que foram de novas tecnologias à saúde mental. Foto: Divulgação

Ronaldo Ferreira Jr, Diretor da Um.a Diversidade Criativa, foi o apresentador da palestra “Como a Diversidade pode proteger JÁ as pessoas e os negócios”, um dos temas que atraiu o maior número de participantes na Arena Experience 2, destacando as ações para a valorização de diferentes talentos e a importância do empenho de lideranças e colaboradores.

 “Organizações e negócios são feitos por pessoas, e então, quando temos a representatividade de pessoas diversas nas empresas, que consomem os produtos e serviços destas mesmas empresas, criamos uma conexão poderosa de valor, que humaniza os processos, melhora a tomada de decisão, otimiza recursos e, consequentemente, alavanca resultados”, afirmou Ronaldo Ferreira Jr

Ronaldo Ferreira Jr, Diretor da Um.a Diversidade Criativa. Foto: Divulgação

A Feira EBS também contou com a presença de figuras de peso como Celso Athayde, CEO do Favela Holding, que levou para o evento a experiência amplamente reconhecida da Expo Favela.

O profissional levou conhecimento no painel “Compartilhando Inspiração”, realizado no dia 02, dentro do Congresso MICE Brasil.

Celso Athayde, CEO do Favela Holding, organizadora da Expo Favela. Foto: Divulgação

O case do Expo Favela compôs o espaço com outras histórias de sucesso, como SXSW 2022, apresentado por Camilo Barros, head de parcerias da Vid Miob e sócio do Institute for Tomorrow, e Pet South America, por Guilherme Martinez, head of pet industry na Nürnberg Messe Brasil.

Considerada a feira mais estratégica do segmento por oferecer uma jornada de atualização e conhecimento, além de ser uma vitrine das futuras tendências em tecnologia, marketing, produtos e atendimento, a edição que comemorou a trajetória de duas décadas também foi marcada por assuntos que estão pautando, cada vez mais, as políticas atuais das empresas, como a importância da diversidade e debates sobre as necessidades mais urgentes para o desenvolvimento de talentos, entre vários outros temas.

Nas Arena Experience 1 e 2, a Feira EBS contou com 26 palestras nos espaços com temas diversificados como: “Como o streaming pode impactar o futuro da aprendizagem, com Gislaine Lima, diretora de desenvolvimento da Alpargatas; Tendências em Viagens de Incentivos do mercado brasileiro, com Camila Almeida, responsável pela área de Novos Negócios na Renase, Eventos, Viagens e Incentivo; Serviços de Segurança em eventos – como escolher a empresa certa?, com Flavio Carreira, diretor da Cava Vigilância e Segurança; entre muitas outras. Todas tiveram acesso gratuito.

Outro dos destaques do espaço Arena Experience 2, uma das áreas de conteúdo do evento, “Mercado blockchain e o desenvolvimento de negócios na WEB 3.0”, com Heloísa Passos, especialista no assunto e CEO da SP4CE, é um dos exemplos de temas que destacaram as tendências em inovação do mercado.

Por outro lado, a palestra “Marketing Digital: Criando uma Máquina de Aquisição de Clientes”, ministrada por André Siqueira, cofundador da RD Station, empresa líder de automação em marketing na América Latina, mostrou, no Arena Experience 1, como as diversas ações de divulgação atualmente são fundamentais para ampliar a carteira de clientes.

Fizeram também parte da programação da EBS uma área expositiva com a presença de mais de 80 players apresentando novidades em produtos, serviços, tecnologias, espaços e destinos; e o Speed Meeting, tradicional rodada de negócios que recebeu mais de 5.000 reuniões, com três minutos cada.

A GL Events levou um estande com suas soluções completas para a cadeia produtiva de eventos. Foto: Redação

Entre os players de destaque, a Feira EBS contou com a participação da GL Events, que participou da principal feira da indústria de eventos com um estande oferecendo todas as soluções completas da empresa, que compõem toda a cadeia produtiva de eventos.

Contando um pouco sobre a participação da companhia na EBS, Michelly Serra, Gerente comercial e merchandising na GL events Brasil afirmou que a empresa ficou satisfeita por conta do fluxo de pessoas, oportunidades e leads gerados.

“O momento hoje no pós-pandemia é um momento importante, é desafiador por conta de desse retorno, mas a G, por ser uma grande empresa, tem recebido grandes oportunidades. A equipe comercial está sempre trabalhando na captação e geração de novos negócios e a expectativa é grande para 2022 e, com certeza, para 2023 em diante”, revelou Michelly.

Michelly Serra, Gerente comercial e merchandising na GL events Brasil. Foto: Redação

Em relação à retomada desorganizada do setor de eventos, após dois anos de pandemia e com uma enorme demanda que estava reprimida, Michelly crê que essa é uma fase de readaptação.

“Por conta dessa volta, obviamente vários eventos foram impedidos de serem realizados nesse momento da pandemia. A gente retornou agora com um volume grande, uma demanda reprimida grande, com pouca disponibilidade inclusive, mão de obra escassa, existe uma dificuldade da questão da mão de obra, mas a gente acredita muito em um resultado positivo de tudo isso. Eu acho que o setor de eventos está preparado, está em busca desse recomeço”, conclui.